Barro “molda” Sabores de Beringel


É de tachos e tachinhos, de potes e caçoilas, de cataplanas e panelas que se faz a diferença nas várias regiões do luso território… Não !, Não é de politica que se fala por aqui, mas sim da boa cozinha portuguesa.

Independentemente dos ingredientes, dos tempêros, também os Saberes, dos antigos, transmitidos de geração em geração, têm muita importância relativamenmte ao que se come em Trás-os-Montes, nas Beiras, nos Algarves, nas ilhas ou no Alentejo.

E em matéria de tachos eles podem ser de alumínio, de ferro, de cobre ou de barro. Têm por isso mesmo origem diversa, mudam de nome consoante a região e ‘moldam’, se assim podemos dizer, o que lá se põe a cozinhar. É por isso que em terras transmontanas ao lume se têm os ‘tripés’ ou potes de ferro. Nas beiras ao forno levam-se as Caçoilas de barro preto e no Alentejo é vermelho o barrro onde a comida vai a fazer …

Ora aqui chegados, é de Beringel e dos Sabores que o barro vermelho ‘empresta’ à confecção da comida tipicamemnte alentejana que falamos. Os «Sabores no Barro» numa iniciativa da Junta de Freguesia de Beringel, concelho de Beja constituem a aposta da autarquia na preservação das tradições e promoção do melhor que a gastronomia regional tem para oferecer… E só dizer Alentejo lembra-nos logo o ‘Cante’, que é recorde-se Património Imaterial da Humanidade e por exemplo as “Migas”, o “Borrego” (assado ou de ensopado) e ainda, a não menos apreciada ‘Carne de Porco à moda Alentejana’.

«Sabores no Barro», em Beringel que vai ter lugar entre os dias 23 e 26 de março, é desde logo, um evento de referência no panorama regional mas também nacional. ‘Sui generis’ por aliar a gastronomia, à fileira do barro tipico, a que se junta tão particular forma cantar as vivências e realidade desta bela e imensa região de Portugal.

Assim sendo, além das propostas gastronómicas que a restauração local aderente ao certame, faz questão de ter no seu Cardápio, também o Congresso de Oleiros do Sul, vem reforçar e afirmar a marca identitária deste território e porque não acrescentar à própria inicitiva. E neste ‘três em um’ que melhor parceiro, acompanhamento ou rodapé (se quiserem) poderiam ter todos quantos visitem Beringel, neste alargado fim-de-semana de março, que será por certo, ‘saboroso, ‘oportuno’ e animado’, contendo as cores, as tradições e os sabores, tipicamente alentejanos…

De acrescentar que o Congresso dos Oleiros, reunirá obviamente oleiros, bem como ceramistas, artesãos, estudantes e técnicos ligados à fileira da Olaria e dos trabalhos em barro. Quanto ao Cante alentejano são embaixadores do evento, conhecidos artistas como António Zambujo, Buba Espinho, António Caixeiro, Antelmo Serrado e Bruno Chaveiro.

Numa frase, estão nreunidos todos os “ingredintes” para que o regressado «Sabores no Barro» em Beringel, seja um enorme êxito. No pote figuram a Gastronomia, a Olaria e o Cante a fazer toda a diferença do evento, para o qual estão desde já, amigos leitores/ouvintes, todos convidados!

Venham daí aos

«Sabores no Barro» – Gastronomia, Olaria e Cante Alentejano

Beringel, concelho de Beja, dias 23, 24, 25 e 26 de março

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s