«Cante à Mesa» é uma iniciativa que envolve o que de melhor tem este nosso Alentejo. Aljustrel, abre-se por estes dias ao mundo, para partilhar à roda da mesa, um património cultural ímpar, carregadinho de saberes e de sabores. E de forma compassada, vivências de ontem e de hoje, saltam barreiras linguisticas e geográficas…

A Gastronomia tradicional aprecia-se por aqui, em Aljustrel por mais de uma dezena de dias. Enquanto se come do panito e se leva um copo de bom tinto à boca… vão-se ouvindo as quadras que um grupo de ocasião, ou organizado, vai entoando no seu ritmo muito próprio.
A tasca do Zé Bernabé está repleta para experienciar do “menu” marcadamente alentejano e agora também parte deste património cultural que fala português e do mundo de apreciadores! Mas, daqui a nada, os homens saem à rua compassadamente… qual prelúdio do que está de volta a Aljustrel, no âmbito deste certame que tem lugar enttre 20 de janeiro e 5 de fevereiro.

O objectivo é evidente: promover a boa cozinha alentejana, com pratos que condizem com a época fria que vivemos. A par essa arte de cantar modas que versam as vivências da terra e das suas laboriosas gentes. Depois, é acolher quem vem a Aljustrel, para descobrir e degustar o que é único e como tal reconhecido pela Unesco.
Diversificada a oferta, a procura traz mais valias à economia local/regional numa continuada aposta na tradição e nos momentos que sinalizam a passagem de amigos e familia, pelo Alentejo.

Venham daí (a)migas e amigos, sem pressas e com os sentidos apurados que do Cante e da Gastronomia, se fazem estes cinzentos mas muito animados dias deste inicio de 2023…
«Cante à Mesa», em Aljustrel de 20 de janeiro a 5 de fevereiro

