A tradição ainda é o que era, felizmente! Daí que em muitas terras a norte, o Fumeiro esteja no centro das atenções. E tal acontece, quer pela criação das raças que lhe dão origem, quer ainda no capítulo da realização de eventos, promotores deste tipo de produtos endógenos. São eles aliás, que garantem trabalho e sustentabilidade a muitas famílias e daí, inerentes mais-valias para as economias locais.
A realização dos diferentes eventos, regra geral da responsabilidade dos respectivos municipios e por vezes vários parceiros, contribuem e muito para os produtores poderem escoar a sua produção e assim garantir, um novo ciclo de criação/produção/comercialização, dos diferentes produtos locais e ou regionais, como acontece com o fumeiro tradicional.
E Cabeceiras de Basto, não foge à regra, trazendo-nos de volta a «Festa da Orelheira e do Fumeiro de Cabeceiras» que assinala neste ano de 2023 as ‘bodas de prata’ do certame. Organizada pela Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, a iniciativa tem lugar entre os dias 17 e 19 de fevereiro, tendo por cenário o ‘Pavilhão Gimnodesportivo de Refojos’.
É neste espaço que se dá a mostra e prova da qualidade e diversidade da produção local, desde os enchidos, ao mel, passando pelos vinhos, os azeites e demais produtos de excelência, ‘made in’ Cabeceiras.
Uma particularidade desta «Festa» onde a animação é também imagem de marca é que, alia o tradicional «Fumeiro à Orelheira», havendo mesmo lugar, no decurso destes 3 dias de certame, a um peculiar “Leilão das Orelheiras”.
Promover o aproveitamento das potencialidades que a região apresenta, valorizando a produção de orelheiras e do fumeiro, constituem objetivos desta jornada – gastronómica, comercial, cultural e social contribuindo e bem, para a dinamização da economia de Cabeceiras de Basto.
Porco Bísaro vai à mesa dos restaurantes locais
“O fumeiro tradicional é um elemento identitário deste povo das terras de Basto”, afirma o edil defendendo “a valorização do porco bísaro e o desenvolvimento da economia familiar. Promover as tradições e preservar os saberes das nossas gentes é uma aposta de todos, os Cabeceirenses.


Promover igualmente a gastronomia local é uma faceta concretizável no àmbito desta festa através dos ” ‘Fins de Semana Gastronómicos’ numa organização do Turismo do Porto e Norte de Portugal, que Cabeceiras de Basto integra. Nestes dias e com a colaboração dos diversos restaurantes do concelho vai servida a orelheira com grelos e outro fumeiro, sempre na óptica da “defesa, valorização e apoio aos produtores e na promoção dos excelentes produtos locais” de Cabeceiras e região de Basto.

Cabeceiras acredite, tem uma panóplia de realidades a descobrir por parte de quem aqui se desloca e também de um conjunto de produtos, que conquistam fãs, a cada nova edição da
«Festa da Orelheira e do Fumeiro» XXV edição
Cabeceiras de Basto -Pavilhão de Refojos, dias 17, 18 e 19 fevereiro

