OviBeja é muito mais que olhar o mundo rural …c/Fotos


Um novo ano e uma outra edição da maior feira agrícola e pecuária a sul do tejo . É à 39ª Ovibeja que dedicamos as nossas atenções. O certame está de regresso no período de 27 de abril a 1 de maio. E traz consigo um desafio lançado a todos quantos se intressam por esta faceta da nossa econmomia e das vossas vidas.

«Comunicar, Um Grande Desafio para a Agricultura» é este o tema da próxima OviBeja. De acordo com a ACOS- Associação de Agricultores do Sul, a entidade organizadora do evento a ‘Comunicação’ constitui um assunto da extrema importância nos nossos dias, independentemente das áreas ou dos interesess deste ou aquele sector de actividade económica. «

«É fundamental» sublinha a ACOS «estreitar laços entre o campo e a cidade. Sedimentar o conhecimento sobre o mundo rural e o papel da agricultura como garante da alimentação humana e da fixação de pessoas no território». Por outro lado, e ainda do ponto de vista dos desafios,«é importante estimular a comunicação para dentro, ou seja, entre os agricultores e as associações que os representam, de modo a facilitar a transferência de conhecimento de novas tecnologias, assim como o reforço do apoio técnico por forma a que este setor tenha uma voz mais ativa e mais assertiva» no nosso quotidino» defende a organização de Agricultores do Sul de Portugal.

Não é de agora mas de sempre a abertura, na OviBeja de um espaço de debate, análise e reflexão em torno dos grandes temas da actualidade, pelo que esta 39ª feira, não será diferente. É aqui e ao longo dos dias de realização do certame que vão ter lugar vários Colóquios, Seminários e Wworkshops, promovidos não apenas pela ACOS mas igualmemnte por outras entidades, valorizando esta faceta da OviBeja.

Em números e realidades falar da OviBeja «é realçar os mais de 150 mil visitantes em cada edição. É contar com mais de um milhar de expositores, nos diversos pavilhões temáticos dedicados por exemplo aos sectores: Agroalimentar, Pecuária, Institucional e serviços. Lugar ainda para o Artesanato, a Restauração, o Cante Alentejano, que nem podeia faltar ou não fosse Beja, centro deste nosso Alentejo. A par disso é a Maquinaria agrícola, as Atividades Pedagógicas e a Comunicação de boas práticas agrícolas que nos torna um grande e diversificado evento.

A OviBeja é por asssim dizer a porta de entrada para os maiores festivais de primavera. É aqui com orgulho que se fazem as «OviNoites» que o mesmo é dizer “quatro grandes concertos ou espectáculos irrepetíveis” constituindo aliás uma das imagens de marca do certame.

Numa frase, «Todo o Alentejo está na OviBeja! As actividades económicas da região, a gastronomia, o património natural e cultural estão aqui na OviBeja. São elas razão mais que suficiente para vir a Beja, poirque na verdade nem só de ovinos e caprinos se faz esta magna iniciativa.

OviBeja em 39ª edição, entre 27 de abril e 1 de maio

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s