Desvendados alguns segredos de Lorvão e da doçaria que se fazia neste Convento, será tempo de aprofundar conhecimentos e fazer história, no capítulo dos melhores eventos do género, em termos regionais e do país… Mas até lá o “caminho faz se caminhando” diz o ditado popular. É por isso que se trabalha desde já, em Penacova na II Mostra da Doçaria Conventual, em versão nacional, que irá ter lugar nos dias 14 e 15 de outubro deste ano – 2023.

Após o êxito da edição inaugural, que superou as expetativas mais otimistas, o evento estará de regresso com a introdução de algumas novidades na programação, adianta fonte do Munícipio de Penacova, a entidade organizadora do certame que fará as delícias de todos, quantos passem pelos Claustros do Mosteiro de Lorvão, em Penacova, nesse fim-de-semana de outubro próximo.
São doceiras, pasteleiros e pastelarias, chocolaterias, confrades, a marcar de novo, encontro com os apreciadores da história e das artes de nos fazer ‘crescer água na boca’… Isto mesmo antes de saborear verdadeiros “diamantes ” que tiveram origem em Conventos e Mosteiros, de norte a sul de Portugal.
A Mostra de Doçaria Conventual é mesmo de âmbito nacional e traz a Penacova tudo (ou quase) daquilo que fomos capazes de preservar, incentivar e promover, em termos de antigas receitas de doces conventuais, com origens diversas, um pouco por todo o luso território. Que as novas gerações saibam manter este valioso e singular legado, passado aliás, de geração em geração é o que se deseja!
E que melhor cenário poderia ter a Mostra Nacional de Doçaria Conventual ? O Mosteiro de Lorvão, é essa referência do património edificado do concelho de Penacova, na região centro do país, cujo conhecimento é passível de se aprofundar por via do livro de autoria de Nelson Correia Borges, editado pela autarquia local.

O convite aqui fica para este ‘dois em um ‘ que é a realização da 2ª Mostra Nacional da Doçaria Conventual, marcada para os dias 14 e 15 de outubro, tendo por cenário os claustros do Mosteiro onde se apresentam por exemplo as “nevadas” e os ‘pastéis do Lorvão’, dois dos muitos ‘miminhos’ made in Penacova.
A iniciativa insere-se numa estratégia da autarquia de Penacova, bem no coração do distrito de Coimbra em promover e divulgar a beleza histórica e arquitetónica do Mosteiro do Lorvão, onde vai abrir o CIML – Centro Interpretativo do Mosteiro de Lorvão.
2ª Mostra nacional da Doçaria Conventual
Mosteiro de Lorvão, Penacova, dias 14 e 15 de outubro
