Vamos lá “Migas” que agora é que vale a pena !! Mas desde já se avisa que se a de”Mora” for grande difícil será comer qualquer coisa de jeito que feitas na hora é que é!
Ora tudo isto a propósito da 10ª edição do mês dedicado às Migas neste terra alentejana que se assume cada vez mais como a ‘capital das Migas’. As Migas de tão variadas constituem um prato a degustar e repetir, as vezes que se queira neste evento, dado ser feito ingredientes e conduto sempre diferente, qual deles o mais apaladado.
Acreditem pois das migas de pão caseiro, às de espargos, de coentros, de batata muito mais há para provar no conjunto dos restaurantes aderentes a esta iniciativa que decorre até final do mês de fevereiro. E se uns se esmeram na confecção outros galgam todos os obstáculos possíveis e imaginários de forma a não faltar à “chamada” a Mora e a esta iguaria que constitui um dos cartazes de acolhedora terra alentejana onde a gastronomia, as belezas naturais, o património, o fluviário e claro está, as suas gentes e o bem receber fazem toda a diferença.
“Mês das Migas” é um dos emblemáticos pratos alentejanos que esta iniciativa da Câmara Municipal de Mora em estreita ligação com a restauração local pretende dar a conhecer e promover no quadro do que de melhor tem a cozinha regional alentejana. O pão alentejano é elemento fundamental à mesa e na gastronomia regional e neste caso nas migas, mas também os vinhos, os azeites, os queijos não podem faltar e constituem mesmo “bons e indispensáveis acompanhantes”, no consumo no local, ou em casa, aproveitada a oportunidade de os adquirir no concelho de Mora para abastecer a despensa.
Esta é igualmemnte uma forma de atrair gente ao concelho de Mora, naquela que se considera a e´poca baixa do turismo e assim contribuir para trazer mais valias à economia local, adianta fonte do Municipio.
Mês das Migas -até 28 de fevereiro
Mora -Alentejo (restauração local)
