Passado que esteja o Carnaval, até à Pascoa é um salto no tempo. E o Folar fica na ordem do dia, bem como os afilhados, as visitas pascais e as demais iniciativas próprias desta época. Valpaços como “Capital do Folar” sente-se e sobretudo saboreia-se…! É a «Festa do Folar e dos Sabores de Valpaços» que nos referencia o presente e remete para a história.
Perdem-se no tempo as os origens do Folar de Valpaços. Mas a tradição, o saber fazer e dar a provar, que é apanágio das gentes transmontanas, chega aos nossos dias. O genuíno produto que na Páscoa se confecciona e partilha, num gesto entre Padrinho e Afilhado. Contudo a partilha acaba por ser extensível a muito mais gente, sobretudo a partir de 1999, altura em que nasce a “Feira do Folar” de Valpaços. Aqui fama e proveito é realidade num certame que ganha dimensão e atractividade no panorama regional e nacional atraindo milhares de pessoas a Valpaços.
A “Feira do Folar” de Valpaços que, este ano se realiza entre 31 de março e 2 de abril, constitui a oportunidade de degustar o tradicional Folar, mas abre -se como uma grande mostra de outros não menos saborosos produtos locais e da região, como o fumeiro, os vinhos, o mel, além das muitas iguarias que fazem parte da cozinha transmontana.

A animação dá ao evento o ambiente de festa. E da gastronomia na restauração local, às tasquinhas no certame, aos stands de prova/venda dos mais variados produtos locais e regionais, de tudo tem esta feira que se realiza no Pavilhão Multiusos de Valpaços.
Celebra-se a Páscoa e a produção dos muitos produtos que fazem do concelho e da região um dos mais apetecíveis, no luso território. Em busca do “Folar” ou para degustação e aquisição, desde o azeite ao vinho, passando pelo bolo podre, o mel, as compotas, os frutos secos, a doçaria e o pão variado e, claro está, o tradicional folar, vem gente de todo o lado. Valpaços ganha vida e afirma o seu estatuto de “Capital do Folar”. E durante três dias, atractivos não faltam com a possibilidade de os visitantes, sejam eles de onde forem, anteciparem a Páscoa e os produtos que dela vão ser parte integrante, tenham eles estatuto de padrinho, de afilhado ou até nenhum deles. Importante como alguém dizia é viver hoje, de modo diferente e intenso como são aliás os sabores de Trás-os-Montes…
“Feira do Folar” de Valpaços em XXIII edição
Pavilhão Multiusos – entre os dias 31 e 2 de abril
