Doces ‘tentações’ conventuais ‘à mostra’ em Coimbra (c/Fotos)


A Doçaria Conventual está de volta ao Convento de São Francisco e Capela da Ordem Terceira, em Coimbra. A iniciativa do Município de Coimbra, que haveria de sofrer um interregno, por força da crise pandémica, volta a mostrar-se no fim de semana de 4 e 5 de março.

Quais as tentações que podemos apreciar e saborear no certame de Coimbra ?

Desde logo os originais e icónicos ( se assim podemos dizer) doces confeccionados pelas Congregações religiosas que existiram nos três conventos da cidade dos estudantes – Celas, Santa Clara e Sant’Anna.

Doçaria Conventual de Coimbra

O Pastel de Santa Clara, a Arrufada de Coimbra e o Pudim das Clarissas, são três referências desse valioso legado, cuja origem importa sublinhar sempre! e promover. Daí surgirem em grande evidência nesta que é já a XII Mostra Conventual e Contemporânea, organizada pela Câmara Municipal, em estreita colaboração com a Associação de Doceiros de Coimbra e da Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra.

Doçaria em ‘representação’ de todo o país

Especialidades doceiras como os papos d´anjo; foguetes; lérias; queijadas de São Gonçalo; brisas do Tâmega; pasteis e  queijadas de Tentúgal e de Évora; pão de ló de Ovar, de Margaride e feizeirão; suspiros; ovos moles; cacos; castanhas de ovos; fidalguinhos; raivas; São Gonçalinhos; bolinhol; cavacas; sopa dourada; trouxas de ovos; cornucópias; toucinho do céu; bolo real de São Bernardo; hóstias celestiais; queijinhos do céu; brisas do Lis; pão de rala; ensopado de noz; sericaia; encharcada; morgado; fidalgo; regueifa; fogaça; bolo do convento; pasteis e nevadas de Lorvão; fatias de Tomar; D. Rodrigo; queijinhos de figo; os rebuçados da Régua; entre muitos outros exemplares que, por certo, vão fazer jus à riqueza dos nomes, das formas, das cores mas, acima de tudo, da qualidade dos sabores inigualáveis da doçaria conventual e contemporânea que Portugal oferece.

Torta tradicional de Santiago (Compostela/Galiza)

Uma outra presença neste doce fim-de semana de março, provém de Santiago de Compostela, cidade da Galiza, geminada com Coimbra. Numa palavra mais de quatro dezenas de expositores com ‘tudo o que nos faz crescer água na boca’…

XII Mostra de Doçaria Conventual e Contemporânea de Coimbra

Convento São Francisco – dias 4 e 5 de março

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s