Sousel afirma-se a “capital do Borrego”. A ideia é potenciar este concelho alentejano que tem a maior exploração de borregos da Europa…conquistando assim um lugar de topo no quadro da região. Tem também a gastronomia com base no borrego é verdade, mas não é caso único já que um pouco por todo o Alentejo se faz este prato tradicional, mais à moda de uns ou de outros, com umas nuances de permeio.
Deste modo abril, entre os dias 2 a 16 deste quarto mês de 2023 será tempo da realização da «2ª Quinzena Gastronómica do Borrego” em Sousel mas igualmente em todo o distrito de Portalegre. Cerca de 120 restaurantes e hotelaria dos diversos concelhos do Alto Alentejo e respectivos Municípios, estão em sintonia na preparação e realização do magno evento, que integra além da jornada gastronómica, igualmnente acções técnicas, formativas e informativas, contando com o apoio do Turismo do Alentejo.
É uma aposta forte na gastronomia regional, com um dos seus pratos tipicos, mas também nas caracteristicas e potencialidades económicas deste sector de actividade que tem por capital, precisamnente Sousel. E de realidades turísticas também se falará e trabalhará, de modo a proporcionar significativas mais valias para todo este território, muito para lá desta quinzena gastronómica.
Nem a propósito haverá lugar para a “1ª Bienal do Borrego de Sousel”, certame criado para a partilha de conhecimentos técnico-científicos com foco neste animal, e que envolverá especialistas das áreas de nutrição, pediatria, medicina veterinária, indústria alimentar de animais, ainda máquinas e equipamemntos agrícolas, numa montra de carcateristicas e potencialidades a desenvolver de agora em diante na base deste projeto supra-municipal, que contará também com um ‘Centro de Inovação, Interpretação e Conhecimento do Borrego de Sousel.
«2ª Quinzena Gastronómica “Terras do Borrego”»
Sousel e demais concelhos do distrito de Portalegre , entre os dias 2 a 16 de abril
