Ai Maranho, ai Maranho…! assim mesmo em ritmo de canção popular…! Isto a propósito de uma muito apreciada iguaria beirã, que até tem direito a festival de bem comer. É do “Festival do Maranho” que tem sempre, lugar em julho, na Sertã. que se fala.

Agora é certinho que vem aí mais uma edição do tão apreciado Maranho, iguaria que nos delicia e remete às origens da boa cozinha portuguesa. A data foi revelada no decurso da BTL pela responsável do Municipio da Sertã com a área das actividades económicas.
Querem então saber quando se realiza, correto ?! O Festival do Maranho vai decorrer, com algumas novidades relativamente a anos anteriores, precisamente entre os dias 13 e 16 de julho.

E qual o figurino do evento ?. A ser preparada está a iniciativa que atrai milhares de visitantes, lotando por completo os restaurantes que tão bem confecionam e servem esta especialidade beirã. Um fim de semana dedicado à gastronomia e ao prato de maranho é o que tem acontecido e vai ter lugar. Mas haverá igualmente no âmbito do Festival Gastronómico do Maranho tempo e espaço para showcookings, uma mostra/venda de produtos da terra, muita animação própria de uma festa, para toda a família com atractivos para os mais novos e todo um conjunto de propostas para que a estada de gentes vindas de outras paragens, seja apelativa e permita descobrir ou aprofundar o conhecimento da Sertã, as sua caracteristicas, também as suas gentes e os produtos turísticos locais e regionais.
Ora é aqui que entram por exemplo ‘as serras, onde se podem fazer percursos pedestres no contacto com a natureza, os templos religiosos, as praias fluviais, o património classificado e curiosamente o legado de Nuno Álvares Pereira’ revelou a autarca .
Isto sem esquecer, é claro o Maranho, que ‘outrora era um prato confeccionado apenas em dias de festa, atualmente é um produto com “Indicação Geográfica Protegida” obtida em junho de 2022, portanto um produto certificado e de qualidade que vai à nossa mesa, fazendo as delícias dos apreciadores’ subliha Cristina Nunes.
Potenciar este cartaz, muito para além do fim de semana gastronómico do maranho, contribuir para a dinamização económica do nosso território, assumindo -se mesmo como um destino turístico que vá muito para lá da gastronomia e da paisagem que se pode contemplar em viagem de carro são os objectivos do Municipio da Sertã. Uma ‘tarefa’ para a qual comtamos com as empresas de restauração e hotelaria, mas também com o Turismo do Centro de Portugal.
Ainda segundo a autarca, o certame contemplará também “a divulgação de empresas e serviços existentes promovendo a nossa economia local.
Marcamos encontro então para o «Festival de Gastronomia do Maranho da Sertã»
Sertã (restauração local) dias 13 a 16 de julho