Um, dois, três… ou seja os «7 Prazeres da Gastronomia» vão à mesa em Barcelos. E tudo na restauração local numa parceria com o Município de Barcelos, que desenvolve durante todo o ano este programa, que contempla o melhor que tem a cozinha local e regional, sempre no respeito pelas tradições e os sabores a que nos habituaram as nossas avós…ou mães barcelenses.
Estes «7 Prazeres da Gastronomia» que se vêm repetindo, ano após ano, com grande sucesso, visa divulgar a cozinha tradicional do concelho de Barcelos, constituindo mais um dos fortes atractivos para visiar este território minhoto. Dito de outro, são também 7 fins de semana gastronómicos, cada um com seu foco diferente numa entrada. num prato, numa sobremesa ou doce, que faz a diferença no panorama regional e nacional, qual marca identitária de Barcelos em termos histórico-culturais.
Poderá perguntar e bem( !) que Prazeres são estes, que Barcelos apresenta?
Ora desde logo o ‘Galo’ que faz as delícias dos muitos e muitos apreciadores do galináceo e da forma como é confeccionado bem como o seu acompanhamento. Depois os mui afamados Rojões e as Papas de Sarrabulho, referências da cozinha minhota, preparadas como só as gentes locais sabem e fazem, com saberes e sabores que vêm de muito longe no tempo… Ainda a Lampreia das águas do Rio Cávado, que corre por entre as terras deste concelho, uma iguaria muito apreciada na sua época curta diga-se, de apanha e consumo e cujo gosto varia consoante se prepara à bordalesa ou com arroz…
O Bacalhau, é rei à mesa, independentemente das mil e uma formas de o confeccionar e também em qualquer parte do território português. Mas por questões históricas, económicas e culturais, no Minho e mais particularmente em Barcelos vai à mesa fazendo-se acompanhar com sabores e texturas diferentes consoante as mãos das cozinheiras e cozinheiros dos restaurantes barcelenses. Degustar uma boa posta de bacalhau, beber uma malga de vinho de qualidade desta região é prazer ímpar e muito pessoal que se partilha à roda da mesa e na companhia da família e ou amigos. É experiência pessoal e intransmissivel, poderá dizer-se assim.
Desta forma e se tem vindo a seguir o raciocínio e desenrolar do programa, notou que faltam ‘ingredientes’, sugestões, comida, ou mais prazeres neste menú ou carta com que Barcelos, a restauração local nos presenteia !
Avançamos então no calendário e chegamos ao Verão, altura em faz todo o sentido petiscar aqui e ali, descobrir as tradições, saborear as mais diversas iguarias que nos servem em pequenos pratinhos, onde a inovação também ganha cores e texturas. É o tempo próprio dos Petiscos à moda de Barcelos, a justificar um bem comer, beber e pernoitar que o céu, as estrelas, a lua também merecem a nossa atenção a partir dum quarto de hotel ou Alojamento local em Barcelos city.
Qual paragem em todas as estações, o Outono já se faz anunciar e com ele o Concurso do “Galo Assado” e do famoso “Pica no Chão”. dois outros fins de de semana gastronómicos que Barcelos realiza nesta sua politica de preservação e promoção da cozinha regional só possível «pela forte adesão da restauração e da hotelaria, bem como do setor dos produtores vinícolas do concelho e região» sublinha Elisa Braga. «Associado à boa mesa, há ainda um conjunto de atividades paralelas, que vão desde a animação de rua, ao artesanato, passando pelas caminhadas ambientais, por rotas temáticas e percursos pedestres, que fazem deste um programa diferente, atractivo e único que convida a visitar Barcelos» acrescenta a Vereadora com o pelouro do turismo no Município de Barcelos.

«Estes fins de semana são muito mais que o servir de 7 iguarias e ação de Barcelos serve estas sete iguarias, por parte da restauração local. Constituem na verdade o promover da gastronomia, mas igualmente o mostrar das nossas vivências e enaltecer da identidade e das tradições do concelho, potenciando e diversificando os nossos produtos turísticos» conclui a autarca”.
E para concluir faltará, para além do ‘degustar’, do ‘presentear’, do ‘enaltecer’, do ‘contemplar’, ‘conhecer’, ‘partilhar’e ‘experenciar’, com o que de melhor, mais tradicional e singular tem Barcelos, que você amigo leitor ou ouvinte, aceite o convite para estes «7 Prazeres da Gastronomia».
Ah afinal estava atento pelo que mesmo para terminar, temos de referir que este programa chega a 2 de dezembro brindando-nos com o “Concurso de pastelaria, Barcelos Doce”.
«7 Prazeres da Gastronomia»
Fim de Semana do BACALHAU
Barcelos (restauração local) 19 a 21 de maio
