Rota do Pestico, com sabores do Algarve


Aponte já no calendário – de 15 de Setembro a 15 de outubro está de regresso a «Rota do Petisco». É uma saborosa, diversificada e animada iniciativa que se desenvolve em toda a região algarvia. Saborosa porque pernite degustar toda um menu de petiscos, que fazem partee das tradições regionais, quer ainda outros petiscos que trazem uma boa dose de inovação e ou critividade por parte dos restaurantes, bares, tascas, cafés e pastelarias que participam na iniciativa. Animada também é a Rota do Pestiso, porque alia aos fins de tarde a saborear iguarias, as mais diversas, uma boa dose de animação por via da participação de bandas, artistas, grupos musicais, de teatro, de stand up , performers, a estes momentos de comer e dar dois dedos de conversa a amigos, familiares ou simplesmente turistas de visita ou em permanência no território mais a sul de Portugal.

E a “culpa” desta 13ª edição, das anteriores e do seu sucessso sublinhe-se crescente é da Teia de Impulsos, que começou com o projeto apenas em Portimão, com a colaboração de uma duzia de estabelecimentos locais aderentes e o apoio da Câmara Município de Portimão.

Passados todos estes anos, petiscar ao final de um dia de trabalho, pôr a conversa em dia é de facto uma realidade que faz juz á velhinha tradição das gentes locais, de se juntarem nos mais variados sítios, as tabernas, as casas de pasto locais e contarem as histórias do seus dias de vida e de trabalho. Havia até locais com especialidades muito próprias e em dias certos da semana, que justificavam grupos de amigos ou camaradas de trabalho, a deslocarem-se e reunir nesse ponto da outrora vila piscatória de Portimão.

Actualmente a inicitiva é impar, sui generis e cresceu muito, quer em número de estabelecimentos aderentes, quer na diversidade das propostas q1ue vão à mesa, ao balcão, à esplanada ao final de tarde e com o cruzar de nacionais e turistas de visita ou residência regular ou mesmo esporádica no Algarve.

«Inovação, qualidade e sustentabilidade», garante a organização do evento que sabe a tradição e coloca na ordem do dia o retorno às tascas, restaurantes, bares e pastelarias em todo a região algarvia, principalmente aos fins de tarde.

Volta a existir na edição 13 a modalidade do Petisco, mas também do doce ou sobremesa, mas sempre com recurso a produtos locais e a receitas antigas, devidamente adaptadas aos tempos de hoje e às regras de mercado. Outra das novas facetas são as opções vegetarianas que também contam com um número crescente de adeptos.

Portimão deu o mote e Teia d’ Impulsos, sonhou mais alto, arriscou e vai fazendo deste um roteiro gastronómico-turistico-cultural onde, muito do que o algarve tem de melhor e leva à mesa, dentro de portas ouna esplanada ou até ao balcão, num pratinho, em forma de petisco, se assuma como cartaz para todos os gostos, gentes e bolsas…Sim que o preço também não é ao critério de cada um mas obedece a critérios de transparência, uniformidade e acessibilidade para todos de forma fazer mesmo desta uma magna jornada gastronómico-cultural de referência no luso território.

A «Rota do Petisco» na sua 13ª edição vem aí e já faz crescer água na boca…

…prometemos voltar aqui à “Rota do Petisco” -2023. fique atento à Confrariamor

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.