Bacalao se sirve en Chaves y bueno …!


Nuestros hermanos ya saben que el Bacalao en Chaves es bueno. Y ven a comer a los restaurantes participantes durante el fin de semana gastronómico.
La iniciativa, primera en su tipo, es del Municipio de Chaves y cuenta con 23 estabelecimientos de hostelería, incluidos hoteles flavienses. Y hay tantas propuestas en los menús, incluso un número mucho mayor que lo mejor es comer o cenar más de un día en la ciudad de Chaves.

Bacalhau de Chaves tem Festival ...por estes dias 

Um Fim de Semana Gastronómico dedicado ao 'Bacalhau, à moda de Chaves' vai marcar os próximos dias 28, 29  e 30 de abril e ainda 1 de maio. 
A iniciativa, a primeira do género, é do Municipio de Chaves e conta com a colaboração de qualquer coisa como 23 estabelecimentos de restauração do concelho, incluindo a hotelaria flaviense. E tantas são as propostas constantes dos menus, até num número bem superior, que o melhor mesmo é almoçar ou jantar mais que um dia na cidade de Chaves. 

Dos mais tradicionais aos mais modernos estabelecimentos de restauração,  todos se empenham para bem servir "Dom Bacalhau" à mesa, quer dos nacionais e dos turistas, que qual romaria vão chegar, provenientes do vizinho território espanhol.
As "Pataniscas de Bacalhau", os Croquetes, ou ainda "Bacalhau dedicado", ou  "Bolinhos de Bacalhau" são algumas das entradas. E do inovador "Bacalhau Roto" sem esquecer a "Pizza de Bacalhau", até aos mais tradicionais "Bacalhau Cozido com grelos e batatas",  "Bacalhau com Natas", "Bacalhau à Brás", "Assado na Brasa" com Pimentos", ou ainda "Bacalhau com Brôa" ou Gratinado passando pelo "Bacalhau à Casa" que assume aliás o nome consoante o restaurante que o serve... de tudo têm os Menus, neste Festival Gastronómico. 
Existe mesmo essa destrinça entre a 'mais tradicional' e a 'mais 'inovadora' sugestão para uma refeição inesquecível. Isto sem esquecer,  é claro, as Entradas...também com o saboroso "Rei" da cozinha flaviense e portuguesa em geral. 

Vai ser um "Festival" ter tantos comensais em Chaves, durante os dias de um evento que conta com o apoio do Turismo do Porto e Norte de Portugal. Promover este prato tão português e contribuir para a dinamização da economia local, envolvendo sobretudo a restauração e hotelaria, mas com beneficios desta jornada a chegarem a outros sectores de actividade como o artesanato, os vários produtos endógenos onde surgem os Vinhos, os enchidos, os Presuntos, os Pastéis de Chaves, quais embaixadores da Aqua Flavie.  

É da gastronomia, do território, dos saberes, das tradições, das gentes locais que se vai falar por estes dias no quadro do «Festival do Bacalhau, de Chaves» - entre 28 de abril e 1 de maio 

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.