As cerejas vão voltar a ser as “rainhas” da festa que irá ter lugar em Resende, nos principios do mês de junho. O «Festival da Cereja», um dos produtos de excelência do concelho e da região que tem o rio Douro por pano de fundo vai decorrer como habitualmente em dois fins-de-semana, ou seja os dias 3 e 4 e depois 10 e 11 de junho, permitindo não só a mostra como e escoamento deste fruto com elevada importância no concelho de Resende.
A oportunidade é excelente para conhecer ou revisitar Resende, as paisagens locais, bem como apreciar a boa Cereja que aqui se produz, assim como os chamados derivados deste vermelhinho fruto, a saber, as compotas, os licores, os doces e as receitas feitas com base neste tipo de fruta. Mas também a gastronomia e o património regional são razões de sobra para amigo leitor, meter “pés a caminho” deste teritório tendo por justificativo a realização deste evento.
Dois fins de semana onde para além de cereja, os visitantes podem contar com animação de rua e animação musical itinerante, bem como animação infantil a par com a venda por exemplo de Vinhos, de Artesanato e também as afamadas “Cavacas de Resende” outro dos ícones de Resende.
De recordar que a 1.ª edição do Festival da Cereja, teve lugar em maio de 2002, com milhares de pessoas a acorrerem a Resende para participar nesta grande festa, que haveria de mobilizar a população local para um evento que haveria de se repetir com enorme sucesso ao longo das sucessivas edições e colocar no mapa o concelho e este produto de referência não apenas em termos regionais como nacionais. Uma outra nota importante decorre do facto de Resende, a sua cereja ser a primeira a nível europeu a ir para o mercado o que lhe confere uma mais valia económica para o concelho e os produtores de Cereja.
Este ex-libris é conhecido aliás pela sua cor vermelha, bem acentuda e pelo seu sabor doce conferido pelas condições de um clima quente e pelas características do solo onde se situam as Cerejeiras, nas encostas sobranceiras ao rio Douro, o que lhe permite uma maturação precoce relativamente às Cerejas de outras regiões do luso-território.
«Festival da Cereja» de Resende – dias 4 e 5, 10 e 11 de junho
