Uma “Feira do Vinho Verde e dos Produtos Locais” faz todo o sentido em Cabeceiras de Basto. Esta iniciativa tem aliás, data marcada, realizando-se entre os dias 23 a 25 de junho no coração da Vila, mais precisamente a Praça Neuville-Sur-Saône, ali junto ao Pavilhão Gimnodesportivo de Refojos.
O evento, multifacetado, acrescente-se é de iniciativa do Municipio de Cabeceiras de Basto e tem por objectivo promover os Vinhos produzidos aqui na região de Basto, bem como a gastronomia típica deste belo e acolhedor território e, por assim dizer, das ímpares potencialidades turisticas, onde pontua a tradição e a criatividade das gentes locais, por exemplo no artesanato onde o linho é igualmente referência, mas no capítulo do património cultural – histórico e edificado de Cabeceiras de Basto.
E não haverá dúvidas para quem conhece o concelho e a região, ou para quem faça pesquisas sobre as ‘Terras de Basto’ de que esta é uma pedra preciosa a descobrir e contemplar. E tal acontece em função das belezas naturais, dos ambientes criados em torno das Camélias (sobressaindo no seu tempo próprio), que se cultivam nestas paragens e lhe ‘emprestam’ cheiros e um colorido maravilhoso.
Depois vem também a história, que pesem embora as contradições e certezas, é marcante ou não fosse lugar dos Bástulos ou Bastianos, oriundos da Andaluzia que na sua passagem aqui deixaram marcas nesta província de Entre Douro e Minho, hoje também conhecida por ‘jardim das Camélias’ e ou por a cabeça das terras de Basto onde surgiria o belo Mosteiro de Santa Senhorinha e tudo o que ele envolve.
Numa frase, o convite e a oportunidade de vir até terras de Basto é impar e que deverá aproveitar no quadro deste fim de semana de junho e da realização de um evento de promoção do concelho e região.
E de que consta, em particular este certame ? Precisamnente a mostra e venda de Vinhos, também a prova e comercialização de diferentes produtos locais como os enchidos, os doces e licores, a promoção do artesanato local, onde o linho utilitário e decorativo é feito em antigos teares. A par disso surge a gastronomia na restauração local e nas tasquinhas do próprio recinto da feira, bem como os Showcookings de modo a cativar todos, desde os especialistas aos simples curiosos ou apreciadoras da boa cozinha regional. Uma panóplia de propostas que não deve, não pode perder !
Feira do Vinho Verde e dos Produtos locais
Cabeceiras de Basto, dias 23 a 25 de junho
