Já está marcada a data oficial da 33ª Feira do Fumeiro de Montalegre. É o primeiro grande certame gastronómico do ano de 2024 e leva avanço relativamente a idênticas iniciaticas até pela data em que se realiza – entre 18 a 21 de janeiro.
De volta vai assim estar o fumeiro de excelência que, por altaneiras terras do Barroso, se produz e dá a provar, bem como a animação própria de um certame, já com tradição e idade adulta se podemos dizer deste modo, já que conta mais de três dezenas de edições com sucesso.
O Fumeiro é “‘cabeça de cartaz” mas muito mais haverá para saborear, descobrir e partilhar na Feira do Fumeiro, que, atrai a cada edição, ainda mais e mais apreciadores dos produtos locais e das potencialidades do concelho de Montalegre.
O fumeiro e o Presunto da região do Barroso são os protagonistas daquela que é a mais concorrida e animada feira do fumeiro no luso território. A hotelaria e restauração locais são “invadidas” por gente vinda dos quatro cantos de portugal e mesmo da vizinha Espanha. E se a feira do belo presunto e do fumeiro, mais ou menos doce é o motivo de encontro de habituais e novos compradores, já a gastronomia regional é razão forte para que, familias inteiras, grupos de amigos, reais e até alguns virtuais, se sentem à mesa a trocar ideias, debater projetos, partilhar experiências e histórias.
Contraria-se desse modo, quer as condições, da vida dura e quotidiana, quer as climatéricas, aquando todos se sentam à roda da fogueira …na companhia do pão, do vinho, dos petiscos !
E da prova, uma vez no ano, faz-se a compra do presunto e dos enchidos, para os restantes dias do calendário… resultado da relação qualidade/preço e muito por força da empatia entre compradores e produtores/vendedores, daquilo que de melhor se produz em Montalegre.
Fama e proveitto, há muito ultraspassaram os limites geográficos do concelho, da região do barroso e do próprio país, fazendo desta a “rainha” das feiras de Fumeiro de Portugal.
A 33.ª edição da “Feira do Fumeiro de Montalegre” está aí… não tarda ! Para uns é o culminar de um ano de trabalho, sendo para outros, bem mais que quatro saborosos dias de festa gastronómica, económica e cultural de toda a região.
A iniciativa é como sempre, da Câmara Municipal de Montalegre em estreita ligação com o tecido económico local, para quem a gastronomia, os genuinos e inimitáveis produtos endógenos, são tudo e fazem mesmo a diferença.
Marque já na agenda :
«Feira do Fumeiro e do Presunto do Barroso»
Montalegre (pavilhão de exposições) de 18 a 21 janeiro |2024

