Levaste “Sopa” ! ..ela deu-te “Sopa”, tás aqui tás a comer… “Sopa”, não sais daqui sem comer a “Sopa”, constituem algumas das expressões mais comuns e de há muito tempo… Também há vários anos, qual “romaria”, milhares de pessoas rumam a Proença-a-Velha, no concelho de Idanha, para provar ou comer “Sopa”.
E tantas elas são, tão apaladas e nutritivas que se torna difícil ir para além do provar, já que é preciso estômago para comer… de todas. Talvez por isso o “Festival das Sopas” que aqui tem lugar nos dias 11 e 12 de maio, numa iniciativa conjunta da Junta de Freguesia de Proença-A-Velha e Câmara Municipal de Idanha, em estreita ligação com as instituições e a restauração local.
Particulares, instituições e restauração esmeram-se, dão às mãos desde bem cedo, recorrem aos produtos locais, misturam-lhe os temperos, as ervas aromáticas e lá concorrem à “melhor Sopa” numa inciativa tão salutar quanto comer sopa, pelo menos uma vez ao dia. Os jurados esses é que vão tendo árdua tarefa, pois de ano para ano, a quantidade das sopas vai aumentando… chegando no ano transacto à centena de sopas remetidas à prova.
Por entre dois dedos de conversa, muita animação, o XI festival promete! O êxito da iniciativa traz ganhos a todos, ou seja, a quantos incluem a sopa nos seus hábitos alimentares e, aos que se envolvem no “festival das Sopas”, verdadeira mais-valia para a economia local, quer pelo número de comensais que nele participam, quer ainda, pelos ingredientes utilizados na confecção das Sopas, muitos dos quais de produção local.
Aponte então na agenda…Cc 04/13

