sua excelência …a Cereja da “Cova da Beira”


Sua Excelência a Cereja da “Cova da Beira” está aí no seu ponto alto de visibilidade e promoção em iniciativas e formas várias que passam também por Lisboa até ao dia 7 de julho.

A denominada «Rota da Cereja Lisboa» é uma dessas iniciativas em curso até aquele dia do mês de julho e consiste na apresentação e degustação de iguarias onde a Cereja do fundão está à prova, seja em doces, em gelados, na gastronomia ou simples em restaurantes, pastelarias, lojas gourmet, ou em gelatarias de Lisboa e Cascais.
Tudo consoante o gosto e criatividade de chefs de cozinha, doceiros e pasteleiros mas como o sabor não uma qualquer mas sim única e exclusivamente o “ouro vermelho” de portugal como já é chamada a Cereja do fundão.

Uma interessante iniciativa que pretende conquistar o consumidor final de produtos de qualidade através de de “novas” formas de utilização da cereja como ingrediente de destaque. A Cereja da «Cova da Beira» é refira-se uma das espécies fruteiras de maior peso na economia agrícola regional, constituindo já um dos seus maiores ex-libris.Cc-06/13

Data dos finais do século XIX a plantação de cerejeiras na região, mas o seu desenvolvimento económico, dar-se-ia apenas a partir de 1950.
O vermelho fruto é proveniente de diversas variedades de cerejeira tradicionalmente cultivadas entre as Serras da Gardunha, Estrela e Malcata uma área geográfica de aproximadamente 1374 km2, na qual se incluem os concelhos do Fundão, Covilhã e Belmonte. Aqui os solos têm características específicas e as condições proporcionadas pela altitude, pela exposição solar e pelo clima são ímpares.
As suas variedades regionais são então o “Saco da Cova da Beira”, “Roxa”, “Napoleão Pé Comprido”, “Espanhola” e “B. Burlat”, “Bing”, “Van” e “Hedelfingen”. E de um modo geral esta cereja possui uma consistência firme, é carnuda e sobretudo doce. A sua coloração vai do vermelho vivo ao vermelho púrpura podendo, algumas espécies, variar do vermelho ao alaranjado (in blog “Cereja da Cova da Beira”)

fullsize-clube-produtores-fundao-580
«Rota Gastronómica da Cereja, Lisboa»
(Restaurantes, pastelaraias, Gelatarias) de Lisboa e Cascais 21 de junho a 7 de julho

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.