Fumeiro e muito mais …por este país acima !


Fumeiro 2

Fumeiro é a designação que se dá às carnes, regra geral de porco, expostas aos fumo para conservação e secagem conferindo-lhes características únicas. Estas também dependem muito da alimentação dada ao porco, durante a sua criação. Depois vêm também os temperos e por vezes os ingredientes aduzidos por exemplo na preparação dos enchidos como o vinagre, colorau, pimentão ou o arroz, vegetais, outro tipo de carnes ou partes do porco.

Os presuntos e os enchidos vários, desde as chouriças, às morcelas, farinheiras, os paios, as alheiras, na sua grande maioria expostos ao fumo, fazem parte da panóplia de propostas que cada concelho ou região de fumeiro oferece Daí a realização de certames um pouco por todo o território, no decurso do primeiro trimestre de cada ano, procurando assim escoar ou vender a produção do Inverno anterior, quando já está em secagem ou conservação no fumeiro, a produção deste inverno.Cc12/13

Trás-os-Montes com os distritos de Vila Real e Bragança em grande destaque, têm o melhor fumeiro, com especial relevo para os concelhos de Vinhais, Chaves, Boticas e Montalegre e todo o eixo que nos liga à vizinha Galiza. De acrescentar também o concelho de Lamego, alguns concelhos do distrito da Guarda e todo o Alentejo, onde a indústria de fumeiro é parte relevante das economias locais.

Diversas feiras do fumeiro têm lugar neste inicio de novo ano como aliás sempre acontece, sendo pela sua relevância de assinalar a do concelho de Vinhais, que se assume como “Vinhais Capital do Fumeiro”. Seguem-se outras não menos tentadoras propostas como os “Sabores de Chaves” ou ainda o “Fumeiro” de Vieira do Minho…

Esteja atento à Confraria-Mor e fique com as novidades !


“Vinhais Capital do Fumeiro” – Vinhais
“Sabores de Chaves”-Chaves
“Feira do Fumeiro” Vieira do Minho

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.