hummm doçaria conventual amarantina


1-11Pormenor-da-Feira-dos-Doces-Conventuais
Doçura e Beleza são duas referências em perfeita harmonia em algumas pessoas… E no caso de lugares não sendo muito frequente existem excepções. Entre elas Amarante bem se poderá dizer que é ímpar ainda mais quando à paisagem tranquila, verde, bela se juntam as tradições e a rica e diversa doçaria conventual aqui produzida com o tâmega por cenário.
Amarante é uma verdadeira “capital da doçaria conventual” nestes três doces e animados dias 9, 10 e 11 de maio.
A “Feira dos Doces Conventuais” é uma iniciativa da responsabilidade da Associação Empresarial de Amarante (AEA) em estreita ligação com o Município amarantino e a preciosa colaboração da Confraria dos doces Conventuais de Amarante. E que melhor lugar para a sua realização que os Claustros do Convento de São Gonçalo onde além dos doces e doceiros locais, contará com “doces embaixadores” de outros pontos do luso território.

O evento que vai já na sua nona edição, cada ano mais doce e concorrida tem a particularidade de poder realizar uma velha aspiração dos amarantinos e amantes da doçaria que é a junção de vontades, saberes mentores e membros da “Confraria da Doçaria Conventual de Amarante” que assim dá os seus primeiros passos na defesa, preservação e promoção da rica e diversificada Doçaria Conventual de Amarante.

As “lérias”, “papos-de-anjo”, “foguetes” ou das “brisas do Tâmega” cujas receitas tradicionais se devem às irmãs Clarissas do Convento de Santa Clara, constituindo um legado de extrema importância e valor à guarda dos amarantinos a quem compete e assim tem acontecido dar a conhecer, preservar e promover.

Ir a Amarante por estes dias é uma gostosura, se assim se pode dizer, pois para além da mostra desta magna mostra de doçaria conventual e regional, já que os visitantes têm oportunidade de saborear diversas iguarias da gastronomia regional, nos restaurantes locais e na companhia dos frescos vinhos verdes.

A realização de workshops, também a pensar nos mais novos, como forma de chamar a atenção para a importância das tradições doceiras, muita animação e venda de produtos endógenos como vinhos, licores, compotas, doces fazem parte desta iniciativa que leva à (re)descoberta de Amarante e das suas potencialidades turitsicas. E escrevemos re-descoberta porque nem dá para acreditar que haja quem nunca tenha “saboreado” Amarante os seus doces, a gastronomia, as brisas do rio Tâmega.

Feira da Doçaria Conventual
Amarante dias 9, 10 e 11 de maio

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.