A Galinha é rainha no prato … e na cozinha …por terras do Alandroal. A Câmara Municipal deste torrão alentejano em boa hora delineou uma acção promocional do concelho, envolvendo a restauração local e o resultado aí está nos “doze meses de Boa Gastronomia” a desenvolver nos 365 dias do ano.
Promover a cozinha regional , dinamizar a economia local, bem como incentivar o uso de produtos locais na alimentação das gentes da terra, conquistando pela boca ou pelo estômago (se preferirem) os visitantes, sejam eles nacionais ou estrangeiros e dos visitantes são os objectivos traçados no quadro desta magna e prolongada acção que consiste em apresentar um menu diferente a cada mês do calendário ..
E a cada trinta dias do mês uma nova proposta de refeição, afirmando a tradição de bem fazer mas também de criar ementas, que seduzam e satisfaçam os comensais, que rumam a este imenso e belo Alentejo.
O Alandroal descobre-se assim através da gastronomia, do bem servir, com recurso aos produtos locais e Julho traz-nos à mesa a galinha, não uma qualquer mas a galinha criada no campo e alimentada como outrora e que dá à espécie uma outra consistência e sabor nem sem que as ervas aromáticas e a mão dos cozinheiros/cozinheiras tenham uma palavra a dizer…
Cabidela, Fricassé de Galinha, Canja de Galinha, Esparguete com Galinha e Natas, Galinha Tostada, Tomatada de Galinha são alguns dos pratos à sua espera no âmbito da mostra da boa gastronomia do Alandroal.
Em julho o Alandroal, a restauração do concelho prepara-lhe a refeição com a “galinha do campo”, feita e apresentada de várias formas… Venha daí saborear esta especialidade bem à moda alentejana
Doze Meses de Boa Gastronomia – julho na restauração do Alandroal
Galinha do Campo na ementa …