Da lenda à Sopa d’Almeirim…com pedra !


Um frade andava no peditório. Chegou à porta de um lavrador, não lhe quiseram aí dar esmola. O frade estava a cair com fome, e disse:

– Vou ver se faço um caldinho de pedra!
E pegou numa pedra do chão, sacudiu-lhe a terra e pôs-se a olhar para ela, para ver se era boa para fazer um caldo. A gente da casa pôs-se a rir do frade e daquela lembrança.
Perguntou o frade :
– Então nunca comeram caldo de Pedra ? Só lhes digo que é uma coisa boa.

Responderam-lhe :
– Sempre queremos ver isso!
Foi o que o frade quis ouvir…

Trouxeram-lhe um pedaço de chouriço. Ele botou-o à panela e, enquanto se cozia, tirou do alforje pão e arranjou-se para comer com vagar. O caldo cheirava que era uma regalo. Comeu e lambeu o beiço. Depois de despejada a panela, ficou a pedra no fundo. A gente da casa, que estava com os olhos nele, perguntou:
– Ó senhor frade, então a pedra?
Respondeu o frade :
– A pedra lavo-a e levo-a comigo para outra vez.

E da lenda ao Festival da Sopa da Pedra e do Petisco vai um tempo que tornou Almeirim ponto de encontro dos apreciadores da Sopa, com uma série de ingredientes, saborosa, bem condimentada a que se juntam ainda outras iguarias, fazendo deste evento verdadeiramente imperdível.  O Festival da Sopa da Pedra e do Petisco, liga não apenas  os amantes da boa cozinha regional mas também e por coincidência de calendário, agosto ao mês seguinte que o mesmo é dizer entre 31 de agosto e 4 de setembro a rota tem de passar “obrigatoriamente” por Almeirim a sua mítica “Sopinha da Pedra”, ah ainda as caralhotas, os bons Petiscos e os vinhos do Ribatejo…

Venha daí  conhecer o fradinho, a  sua história e a da terra indissociável da “pedra” …mas sobretudo com intuito de saborear a boa gastronomia regional.

Festival da Sopa da Pedra e do Petisco

Almeirim de 31 de agosto a 4 de setembro13912738_919150821547434_5058081873950988445_n

 

 

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s