O tempo voa , ou os dias passam a correr (ou seremos nós a esse ritmo alucinante …!) Importa sim referir que com a aproximação da quadra natalícia, as doçuras próprias da época, da reunião da família, dos eventos e das tradições coltam aos espaços públicos das vilas e cidades do luso território. Numa palavra a ‘magia do Natal’ estará de volta. e por Barcelos não haverá excepção. Desse modo vai voltar o concurso “Barcelos Doce”
O evento da responsabilidade da Câmara Municipal de Barcelos vai acontecer durante o fim de semana de 3 e 4 de dezembro naquela que é já sua 11ª edição a provar que Barcelos pode ser ainda mais doce para todos, os que mostram as tradições e também para aqueles que apreciam as receitas passadas de geração em geração, bem como algumas novidades o que poderá quiçã acontecer. O que se pode desde já adiantar é que tudo se prepara para um fim de semna muito especial, sobrertudo quente em termos humanos e calórico dada a mostra que refira-se acontecerá no Posto de Turismo. É aí que as diferentes pastelarias e padarias da cidade e concelho se apresentam, mostram as propostas de Natal, entre pão, bolos, doces e o mais que a imaginação possa trazer a este espaço expositivo.
A Doçaria típica da época natalícia, como o bolo-rei, ou bolo-rainha, o pão-de- ló e o tronco de Natal, confecionados de acordo com as tradições gastronómicas da região náo vão faltar nesta magna mesa que se espera traga outras doçuras para apreciação do público. Hummm e já se antevê o crescer de água na boca de muitos dos que agendam paragem em Barcelos neste primeiro fim de semana de dezembro.
A iniciativa do Pelouro do Turismo da Câmara Municipal de Barcelos, pretende divulgar e promover os sabores dos doces de Natal, confecionados pelas pastelarias, padarias e confeitarias do concelho de Barcelos e encerra o ciclo de 2022 dos denominados ‘fins de semana gastronómicos’, que recordamos aqui entre fevereiro e novembro haveriam de focar as atenções nos vários pratos típicos, desde a lampreia ao bacalhau, passando pelo galo assado, o arroz “pica no chão” e os petiscos, culminando como é hábito dizer-se ‘chave de ouro, ou seja a doçaria tradicional de Natal.
Venha daí a Barcelos à mostra/
Concurso Barcelos Doce
Posto de Turismo de Barcelos dias 3 e 4 dezembro
