‘Lampreia e Vitela’ o melhor de 2 mundos em Sever


A gastronomia vai estar, por estes dias, em grande destaque em Sever do Vouga. Acontece no âmbito da «Rota da Lampreia 2023» que o Munícipio leva a efeito nesta época em que se apanha, confecciona e leva à mesa o Ciclóstomo.

E qual a ementa ? Nos restaurantes serve-se «Arroz de Lampreia» e «Lampreia à Bordalesa» ‘obrigatoriamente’, podendo no entanto haver algumas outras opções, igualmente saborosos e no respeito pela tradição da cozinha portuguesa .

Curiosamente e porque nem toda a gente aprecia ‘Lampreia’, a restauração do concelho, aderente a esta semana gastronómica de Sever do Vouga, no distrito de Aveiro, coloca à disposição a opção da “Vitela Assada com Arroz de forno” um dos emblemáticos pratos da cozinha desta região. E são de facto muitos os visitantes em Sever, a propósito da iniciativa gastronómica e que vêm habitualmente para saborear esta iguaria.

Apreciada desde os tempos da Idade Média, quando era utilizada como forma de pagamento de impostos aos senhores feudais, a lampreia mantém, felizmente o seu lugar de destaque na gastronomia local.

Poderia dizer-se que esta semana gastronómica, a decorrer entre 18 e 26 de fevereiro, contempla o melhor de dois mundos, ou seja o seu actual figurino, pretende agradar aos amantes quer da “Vitela” quer da “Lampreia” em simúltâneo. Deste modo se procura cativar ainda mais comensais para o evento, cujos objectivos são «promover a gastronomia local e regional» onde entram então a ‘Vitela assada’ e a ‘Lampreia’ que não existe em abundância e só se deve aliás, apanhar, confecionar e consumir neste período específico do ano (de fevereiro a abril).

A outra razão de ser do certame e não menos importante «é procurar trazer visitantes a Sever do Vouga e contribuir para a dinamização da economia local, sobretudo que haja mais valias para o sector da restauração».

“A gastronomia é uma das nossas riquezas e um atrativo turístico de excelência que devemos potenciar, entre um conjunto de variados recursos, do património natural ao cultural, que temos”, afirma o presidente da autarquia, Pedro Amadeu Lobo, salienta ainda “o papel fulcral” da restauração na preservação da cozinha tradicional, distinguindo mesmo o concelho Severense. Quem não nos conhece tem agora a oportunidade de tomar contacto com estas nossas realidades. Esta “Rota da Lampreia” é também uma aposta cultural e gastronómico da autarquia, em prol de produtores e de produtos locais que temos e promovemos nesta e em outras acções.

«Rota da Lampreia’ 23» -Semana Gastronómica

Sever do Vouga (restaurantes locais) entre os dias 18 a 26 de fevereiro

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s