Um frade andava no peditório. Chegou à porta de um lavrador, não lhe quiseram aí dar esmola. O frade estava a cair com fome, e disse:
– Vou ver se faço um caldinho de pedra!
E pegou numa pedra do chão, sacudiu-lhe a terra e pôs-se a olhar para ela, para ver se era boa para fazer um caldo. A gente da casa pôs-se a rir do frade e daquela lembrança.
Perguntou o frade :
– Então nunca comeram caldo de Pedra ? Só lhes digo que é uma coisa boa.
Responderam-lhe :
– Sempre queremos ver isso!
Foi o que o frade quis ouvir…
Trouxeram-lhe um pedaço de chouriço. Ele botou-o à panela e, enquanto se cozia, tirou do alforje pão e arranjou-se para comer com vagar. O caldo cheirava que era uma regalo. Comeu e lambeu o beiço. Depois de despejada a panela, ficou a pedra no fundo. A gente da casa, que estava com os olhos nele, perguntou:
– Ó senhor frade, então a pedra?
Respondeu o frade :
– A pedra lavo-a e levo-a comigo para outra vez.
E da lenda ao Festival da Sopa da Pedra e do Petisco vai um tempo que tornou Almeirim ponto de encontro dos apreciadores da Sopa, com uma série de ingredientes, saborosa, bem condimentada a que se juntam ainda outras iguarias, fazendo deste evento verdadeiramente imperdível. O Festival da Sopa da Pedra e do Petisco, liga não apenas os amantes da boa cozinha regional mas também e por coincidência de calendário, agosto ao mês seguinte que o mesmo é dizer entre 30 de agosto e 3 de setembro o seu roteiro terá de passar “obrigatoriamente” por Almeirim e a sua mítica “Sopinha da Pedra”, Ah e então as caralhotas ! E os bons Petiscos e não se fica embuchado com os bons vinhos do Ribatejo…
Venha daí conhecer o fradinho, a sua história e a da terra indissociável da “pedra” …mas sobretudo com intuito de saborear a boa gastronomia regional.
Festival da Sopa da Pedra e do Petisco
Almeirim de 30 de agosto a 3 de setembro’23
