Tomar o rumo da cidade do Nabão, parece ser uma boa opção, durante os fins-de-semana próximos. A razão desta sugestão de viagem, independentemente do amigo, leitor/ouvinte se encontrar a norte ou a sul desta cidade bem no ‘coração do luso território’ prende-se com a realização do «Ciclo Gastronómico de Tomar», agora, entre 25 de fevereiro e 26 de março, dedicado à Lampreia.
Ah mas existem muitos outros locais para saborear Lampreia e talvez até mais visíveis os apelos para a degustação. É verdade, mas Tomar aqui uma refeição com Lampreia por elemento principal do Menu, faz mesmo toda a diferença !
Sim porque apresenta uma singularidade – a ‘Lampreia de Ovos’, um docinho caracteristico (entre muitas outras opções a nível da doçaria que só Tomar tem…! Na cidade dos Templários também os tradicionais “Arroz de Lampreia”, a ‘Lampreia à Bordalesa” e até a “Molhata de Lampreia” constam dos restaurantes aderentes à iniciativa gastronómica do Municipio de Tomar.
Tomar, aqui, uma refeição de Lampreia, faz toda a diferença
Outras propostas singulares deste «Ciclo Gastronómico da Lampreia» em Tomar são por exemplo, o Paté de Lampreia ou a Tiborna de Lampreia, ou igualmente os “Docinhos de Lampreia” ao nível das sobremesas.

Ao nível da ementa ela pode saborear a “Espetada de Lampreia”, a “Cabidela de Lampreia”, ainda “Feijoada de Lampreia” também “Lampreia Grelhada” o que significa um ‘ganhar aos pontos’ por parte de Tomar, relativamente a outros territórios, nestes meses com erre onde a ‘Lampreia’ é o prato principal.


Uma saborosa refeição de Lampreia, confecionada de que modo seja, por Chefs e cozinheiras dos estabelcimentos da restauração da Cidade dos Templários faz toda a diferença além de Tomar ser considerada pela Unesco – Património da Humanidade.

Razões de sobra para meter pés a caminho (e o carro naturalmemnte!) do denominado «Ciclo Gastronómico de Tomar», dedicado à Lampreia (salgada e doce).
Aprofundar o conhecimento do território e da sua história, desfrutar dos espaços de lazer da cidade e dos seus monumentos, complementam a visita à cidade, onde tudo fica perto e até o passeio ajuda à digestão do almoço…aos fins-de-semana e feriados, em que decorre o evento.
Esta é mais uma oportunidade para cativar visitantes para a cidade do Nabão e concelho, fazendo as suas refeições nos restaurantres e hotelaria aderente ao evento, que refira-se, vai já na sua 24ª edição. Sabendo que são muitos os aprecidores do ‘Ciclóstomo no prato’ cuja aapnha e confecção está limnitada no tempo, as expectativas são boas, constituindo o certame uma mais valia para a economia local e daí a aposta da autarquia na sua realização, em estreita ligação com outras entidades e empresas.
“Ciclo Gastronómico de Tomar” dedicado à Lampreia -24ª edição
Tomar, (restaurantes aderentes) entre os dias 25 de fevereiro e 26 de março 2023
