Qual ouro levado à mesa, a Lampreia continua a ser um petisco de se lhe tirar o chapéu….! E dai que se olhe em volta e descobrior ‘rios’ de Lampreia não é coisa comum. Ainda asssim em Gondomar, tudo está preparado para o «Festival da Lampreia», já sua 31ª edição.
A já habitual época da Lampreia traz a Gondomar muita gente ávida de comer bem um Arrrozinho do ciclóstomo ou uma Lampreia à Bordalesa. Os restaurantes locais têm mesa posta entre 1 e 31 de março, com menus que contemplam as doses de Lampreia, mas também outras propostas que de diferenças se faz o mundo…
O Municipio de Gondomar aposta nas iniciativas gastronómicas em sintonia com a restauração do concelho. sempre numa óptica de dinamizaçção deste território, potenciar visitas aos concelho e pernotas que após um bom almocinho e uma ‘promenade’ por terras que são da filigrana mas também da gastronomia, do património, da cultura e do lazer.
A gastronomia é de facto e, nos nossos dias, um dos principais produtos turísticos ao ponto de haver amantes da boa mesa e comida tradicional, gente que percorre largos quilómetros para saborear um bom prato de peixe, de carne ou no caso de Lampreia. A mestria culinária e o recurso a produtos endógenos, com uma boa dose de tradição faz toda a diferença…também em Gondomar.
O certame gastronómico dedicado à Lampreia, está aí, conta com o empenho e saber da restauração local e na valorização da cozinha regional está o “segredo”. Convite feito venha daí ao
«Festival da Lampreia» – 31ª edição
Gondomar (restauração local) durante todo o mês de março
