A notável vila de Moura tem o Castelo de onde se avista uma imensidão de território, a perder de vista…Também a idade do ferro é uma referência para o concelho. É por aqui que atravessam vias fluviais que refrescam Moura e trazem mais valias por exemplo na hora da refeição. Ora e para não se perder de vista, nem esquecer o património e a história deste pedaço do Alentejo e muito menos ainda a oportunidade de saborear um pouco dos sabores da terra e do rio que deixamos nota da realização do Festival do Peixe do Rio e do Pão.
O evento da responsabilidade do Município de Moura deccore no fim de semana de 8 e 9 de outubro naquela que será já a sua 15ª edição.
Como o próprio nome indicia será tempo dos restaurantes locais aderentes confeccionarem e levarem à mesa um conjunto de pratos de peixe do rio mas como sabores bem alentejanos. E como nem só de Peixe se alimentam os convivas, ou visitantes (e serão muitos, por certo, a exemplo aliás, de anos e edições anteriores) também o Pão alentejano não deixará de fazer parte do menu. E acontecerá na sua forma mais simples ou quiçá, de um modo mais sofisticado ou inovador, consoante ditar a inspiração das cozinheiras e chefs de cozinha e na base das tradições alentejanas.
O Festival Gastronómico do Peixe do Rio e do Pão, contará nestes dois dias, com uma boa dose de animação e ainda um componente etnográfica. O centro histórico de Moura vai (re)viver cenas da vida de anigamente, mais precisamente com foco nos anos 30 do século XX, fazendo alusão ao culto da pesca tradicional e ainda ao velho processo de fabrico do Pão, alentejano.
O empenho e amor à terra e ás tradicões locais, por parte das gentes de Moura estará bem patente no desfile etnográfico, na animação do recinto, nos quadros vivos, que dão cor e dinâmica ao evento, sem esquecer os grupos corais e a produção de artesanato ao vivo, bem como a realização de jogos tradicionais, em que todos podem participar e não apenas ver…Ah e no capitulo do património gaqstronómico haverá lugar igualmente a showcookings durante o Festival.
A envolvência das gentes locais, conta com a orientação e participação da Comoiprel, também da Escola Profissional de Moura e ainda da Universidade Sénior de Moura.
Um fim-de-semana diferente, animado e de prazeres da cozinha alentejana bem como a possibilidade de aprofundar o conhecimento sobre a história e as tradições de Moura e do nosso Alentejo.
Registe então na agenda, a realização do
Festival Gastronómico do Peixe do Rio e do Pão
Moura (centro histórico) dias 7 e 8 de outubro
