“Em Abril Flores Mil” ou não tivesse chegado a Primavera e simultâneamente o quarto mês do calendário anual. Ah mais ainda é o tempo de comemorar a revolução de abril de 1974, já lá vão 49 anos !
Grândola pela sua indissociável ligação a tudo isto, promove em conjunto com uma série de restaurantes da Vila e do concelho, uma «Mostra Gastronómica de Cozinha Criativa». A peculiar iniciativa junta as flores à cozinha alentejana e ao continuar a comemorar-se a revolução dos cravos !
Poderia dizer-se até, ser uma alegre, colorida e saudável coincidência esta de «Em Abril flores Mil». Mas tal deriva precisamente do facto do símbolo, (recordam-se !!!! ) da revolução do 25 de abril ser uma flor, o cravo vermelho. Foi esta aliás a flor colocada nos canos das armas que sairam à rua na manhã de abril de 1974 ! São também os Cravos vermelhos, colocados nas lapelas dos militares e distribuidos aos populares nas ruas, a vincar a adesão aos ideiais de abril.
A Primavera é o tempo de novas cores e cheiros nos campos, muito graças às flores. São também elas, as flores comestíveis, que trazem outros sabores e fazem a diferença na chamada “nova cozinha” que se ensaia por aí, nos restaurantes, de norte a sul do luso território. Grândola não fica alheia e estas tendências e dá o exemplo com uma séride de acções que colocam o foco nas flores, na literaura, nas artes e como é evidente na cozinha tradicional alentejana.
Os Workshops, são uma forma de aprofundar conhecimentos, dar largas á imaginação, descobrir caracteristicas e qualidades das flores comestíveis, experienciar sabores que depois têm expressão nos menus apresentados pela restauração local aderente a esta inicitiva do Municipio de Grândola, a decorrer durante abril…
Existem uma forma fácil, rápida e económica de fazer sumos naturais e até compotas com recurso a flores cometíveis, assegura Vanda Figueiredo, no àmbito de um workshop a ter lugar no Mercado Municipal de Grândola. Também Carla Pereira, do Monte da Primavera, desvenda os segredos e usos das flores comestíveis. Um Sunset Primavera com bebidas floridas preparadas pelo barman Wilson Pires/Cocktails em Verso, petiscos e tapas pelo chef André Lopes, ao som da música do DJ Senõr Pelota, constitui outro dos motivos deste contacto com as flores, os seus usos, a gastronomia e o Alentejo.
Mas afinal o que se pode degustar com recurso a flores comestíveis?
A criatividade dos chefs e cozinheiras é o grande desafio, mas para o abrir de apetites podemos adiantar algumas sugestões.«Leitão assado com laranja e “amores -perfeitos”». «Dueto de beterraba e “begónias”».«Secretos de porco preto com puré de batata-doce, mel e “Alecrim em Flor”». «Cataplana de Tamboril com ‘Sálvia’». «Creme de canela com ‘Pétalas de rosa’», «Farófias com “Amores-Perfeitos’» e mais não se revela…! Venham almoçar a Grândola. Abril e a Primavera assinalam-se com Flores, no menu !
«Mostra Gastronómica de cozinha criativa -Em Abril flores Mil »
Grândola -Vila Morena, (restauração local) de 22 abril a 1 de maio
