Tavira é um concelho sui generis cm o litoral a serra e o barrocal a definir todo o seu território. Mas como parte integrante do algarve fica também a sua gastronomia sem dúvida ligada aos sabores do Mar e mesmo dos saberes das gentes locais.
Daí que a proposta para todo este tempo de calor onde a frescura apetece ainda mais é o «Festival de Gastronomia do Mar». O evento de iniciativa do Município de Tavira acontece entre 28 de abril e até 28 de maio, com uma elevada aderência da restauração do concelho.
Os sabores do litoral que o mesmo é dizer do Atum, do Polvo, do Lingueirão, do Biqueirão e das Lulas integram os vários menus apresentados à mesa dos restautantes e das esplanadas que convidam a uma boa e singular refeição ao final do dia e com a leve brisa ao entardecer. Como se tudo este cenário não bastasse ainda se lhe lhes juntam os bons vinhos regionais e da tradição os doces algarvios onde o figo, a amendôa, o medronho não poderiam de modo algum faltar
Um mês de encontros à roda da mesa com os sabores do Mar e os saberes que sucessivas gerações trazem até aos nossos dias, baseados nas tradições e com o apport dos produtos frescos e da época, em terras algarvias.
É da valorização da cozinha tradicional que se faz esta iniciativa e sob o “chapéu” da Dieta Mediterrânica que tem o reconhecimento como Património Cultural Imaterial da Humanidade da Unesco, em sintonia com a sabedoria e a mestria dos chefs e cozinheiros da restauração de Tavira que vive este evento.
Festival Gastronómico com Sabor a Mar
Tavira (restauração do concelho) de 28 abril a 28 de maio
