Sesimbra é terra de mar, como tal também é de peixe, bom peixe, diga-se em abono da verdade. O peso da pesca na economia local é considerável e muito do valor económico de Sesimbra fica de dever-se, em primeiro lugar à desde sempre sacrificada e lutadora comunidade piscatória que vive da azáfama da pesca em alto mar. Depois, muito bem depois ã restauração que tão bem serve gentes de todas as origens e vivências, que acorre a Sesimbra para almoçar, ou jantar sobretudo peixe e também marisco. E curiosamente acontece ao longo de todo o ano, mas igualmente no verão, que as praias do concelho são realmente um forte atractivo para nacionais e estrangeiros.
Em resultado da actividade piscatória, o que de melhor vai à mesa à sem dúvida o Peixe-espada Preto, bem como o Espadarte, ainda o Tamboril e o Imperador que estão entre os principais pratos confecionados de forma sábia e apetitosa na restuaração da Vila e do concelho. É por isso a aposta na gastronomia e em eventos que permitam atrair ainda mais pessoas a Sesimbra têm lugar com regularidade, por iniciativa do Municipio Sesimbrense. Contribuir para alavancar os sectores da resturação e do alojamento são razões na origem da realização nesta al~tura do ano, do «Festival Gastronómico Sesimbra é Peixe».
De forma muito sucinta se pode dizer que existe uma enorme variedade de pratos e até sopas à base de Peixe, isto é umas quatro dezenas de opções gastronómicas confeccionadas com recurso às espécies acima referenciadas e no conjunto vastíssimo de restaurantes aderentes à iniciativa.
O evento gastronómico do momento em Sesimbra, essa bela varanda sobre o mar tem lugar entre 7 de maio e 18 de junho. Espera-se a adesão o público para um dia destes, ou mesmo um fim de semana, saboroso, nutritivo, calmo e de contacto com a vivência dos pescadores e suas tradições.
Desta forma será possivel conhecer o pescado de Sesimbra, apreciar a gastronomia e a identidade locais dos sesimbrenses e ainda (onde já terei ouvido isto !!!!???) habilitar-se a prémios bastando para isso que faça uma ou mais refeições nos restaurantes aderentes ao «Festival Gastronómico -Sesimbra é Peixe! »
Ah e como uma boa refeição não se faz apenas de Peixe e, tem por companhia os bons vinhos regionais da Península de Setúbal. Qual remate de repasto o repto vai para aprofundar o conhecimento sobre a “farinha Torrada” as suas origens e usos no seio da comunidade piscatória.
Venha daí a Sesimbra ao
«Festival Gastronómico -Sesimbra é Peixe» de 7 de maio a 18 de junho
