…em busca dos segredos da “doçaria conventual”


Deixe para lá os “amargos de boca” e venha daí a Portalegre. Nos dias 26, 27 e 28 de abril a cidade está mais apetecível ao albergar a XIII edição da “Feira de Doçaria Conventual” ou não fosse ela a “cidade dos 7 conventos”… E deles, permitam que destaque o Mosteiro de S. Bernardo que serve de cenário à realização deste evento que pretende ser a grande montra do que de melhor e mais tentador Portalegre tem – a doçaria conventual!

Longe vão os tempos de recolhimento das religiosas que, quiçá fugindo de algumas tentações, acabariam cultivando outras, refinadamente… os doces conventuais!
«Uma mistura de açúcar e água, no ponto certo, a que se adicionam ovos, amêndoas ou gila, pode dar origem a Toucinho do Céu, Fartes, Sopa Dourada, Lampreia, Rebuçados de Ovos, Queijo Dourado, Pastéis de Santa Clara ou Bolo Conforto. Já o arroz aparece na dose certa, no Manjar Branco, no Leite Serafim e no irresistível Arroz do Japão». E mais não adianto, sobre os manjares expostos nesta “montra” de doçaria portalegrense.

Sonhar, provar, …até ao “lamber os dedos”, comprar !…será como que a magna, merecida e prolongada no tempo, melhor homenagem que podemos fazer a essas genuínas, dedicadas e preciosas doceiras, cujo legado nos chegou através de várias gerações. Bem hajam por isso todos(as)quantos(as)estiveram e estão envolvidos neste abrir do baú de memórias, no passar de seculares saberes e sabores …tradicionais de Portalegre. Cc-04/13

Feira da Doçaria Conventual
Portalegre: 26,27 e 28 abril

Um Comentário Add yours

  1. carlos xaves's avatar carlos xaves diz:

    i appreciate your thinking, and the way you express your ideas is amazing.

    Eu aprecio o seu pensamento, e a forma como você expressa suas idéias é incrível.

    Gostar

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.