Mês da Gastronomia Raiana assim se denomina a iniciativa que decorre em Marvão e Valencia de Alcántara, os dois lados da fronteira…
O evento que envolve restaurantes dos dois territórios, desenvolve-se até 4 de agosto, gerando fluxos entre os dois concelhos, além de contribuir para o aprofundar de laços de amizade e cooperação entre os dois concelhos, os profissionais do ramo em particular e as suas populações em geral.
Promover os produtos regionais, apostar na gastronomia como forma de dinamizar as economias destes dois concelhos vizinhos, aprofundar o conhecimento, a reflexão e a partilha de gostos e sabores das cozinhas alentejana, raiana e da dieta mediterrânica, estão entre os objectivos desta acção conjunta do município de Marvão e do seu congénere espanhol o Ayuntamiento de Valencia de Alcántara
A criação de um roteiro gastronómico que contemple estes dois concelhos é uma das ideias emergentes, mas também a troca de experiências entre os profissionais da restauração é ponto assente, no quadro desta iniciativa. E entre projectos, perspectivas e acções certo será mesmo, a apresentação de uma ementa da qual fazem parte uma sopa, um prato de peixe e ou um prato de carne, bem como uma sobremesa. Ah e no cardápio não vão faltar os vinhos da região, os doces e também os azeites. E do mais tradicional como o gaspacho, as migas, os ensopados, as “calderetas” à inovação, dada a riqueza das cozinhas alentejana e raiana e dos profissionais envolvidos, tudo está em aberto, proporcionando a quem se desloque no âmbito deste mês, a Marvão e ou a Valencia de Alcántara (Cáceres), refeições ímpares e momentos irrepetíveis.
Um dos maiores momentos será, certamente, a “Boda Regia” uma recreação histórica da Boda em que estiveram envolvidos o rei de portugal D. Manuel I e a infanta Isabel, marcada para dias 2, 3 e 4 de agosto em Marvão e Valencia de Alcántara, respectivamente. Cc-06/13


Mês das Gastronomias Alentejana e Raiana
Marvão e Valencia de Alcántara: até 4 de agosto
