É caso para dizer – se não “perceves” do que estamos a provar… o melhor será rumares a Vila do Bispo. É ali, no Pavilhão da Escola E.B. 2,3 de São Vicente, que tem lugar de 23 a 25 de agosto, a segunda edição do «Festival do Perceve» numa iniciativa da Associação dos Marisqueiros da Vila do Bispo e Costa Vicentina em estreita ligação com a Câmara Municipal.
Promover o “perceve”, um produto local, que se pretende seja imagem de marca deste concelho algarvio e contribuir para uma dinâmica que tenha a restauração e a gastronomia como motores de atractibilidade e desenvolvimento de Vila do Bispo são objectivos deste evento gastronómico em que rei será o “perceve”. Mas outros mariscos de qualidade como as lapas, os burgaus, os mexilhões, a moreia frita, as navalheiras, entre outros petiscos típicos de Vila do Bispo estão à prova, esperando-se por inúmeros visitantes e apreciadores desta iguaria a exemplo aliás do que aconteceu o ano passado.
Em terra de marisqueiros, não poderia faltar uma exposição alusiva ao “perceve” à sua apanha, bem como a exibição do filme “Marisqueiros da Vila do Bispo – Filhos de um Mar Maior” qual complemento do evento gastronómico e introdução sobre a história, vida e actividades das gentes locais, como esta em torno dos “perceves” que é não só ancestral como assume ainda hoje uma enorme importância na economia de Vila do Bispo.

«Festival do Perceve» – 2ª edição
Vila do Bispo: de 23 a 25 agosto
