
Rica em vitaminas C e B6 e sendo ainda uma boa fonte de potássio, a “Castanha” que em tempos chegou mesmo a substituir o pão, apresenta-se qual “protagonista” e, em conjunto com outros ingredientes, dá corpo a eventos, um pouco por todo o luso território.
Cruas, cozidas, assadas ou transformadas em farinha, as castanhas sempre foram alimento popular, situação que persiste e daí, por exemplo, a realização da «Festa da Castanha» na Lapa dos Dinheiros, aldeia de montanha sita no concelho de Seia.
É aqui que em 26 e 27 de outubro se faz a verdadeira festa, onde não faltam a animação, a música, os workshops, os saberes e sabores da gastronomia regional, evidenciando é claro, a “Castanha” como parte integrante dos usos e costumes alimentares desta região e das suas gentes. Cc10/13
Vender e comprar, provar e experimentar mas também celebrar a existência da “cultura dos Soutos, dos castanheiros e da castanha na floresta do concelho de Seia” bem como a sua importãncia para vida e sustento de famílias serranas, cosntituem facetas deste certame. Não menos importante atractivo acaba por ser a confecção de diversss pratos regionais aos quais a “castanha” dá sabor e valor nutritivo muito especial.
O já tradicional e sempre concorrido “magusto na caruma” e o concurso “Sabores e Saberes da Castanha” marcam a iniciativa organizada pela Câmara de Seia e o apoio da União das Freguesias de Seia, S. Romão e Lapa dos Dinheiros.
«Festa da Castanha»
“Gastronomia”, “Magusto”
Lapa dos Dinheiros (concelho de Seia) dia 27 de outubro
