A tradição em Querença ainda é o que era e para o provar aí está a «Festa das CHOURIÇAS, em honra de S. Luis, no dia 19 de janeiro.
Esta tipica “Festa” que é já um dos mais importantes eventos gastronómicos do interior algarvio, tem como ponto alto o habitual, sempre animado e muito concorrido “leilão de chouriças”, com o público a participar e adquirir a “rainha” da festa – a chouriça.
Ah mas não menos aptecível será o degustar da saborosa “chouriça assada” que se deverá fazer acompanhar de pão e claro, de vinho algarvio, nos vários estabelecimentos de Querença, alguns localizados no Largo da Igreja.
Conhecer, provar e comprar dos vários produtos “made in” Querença, do concelho de Loulé e da região algarvia é não apenas uma das possibilidades, como um acto até meritório, pois ir a Querença e não trazer nada para mais tarde recordar …a “Festa das Chouriças” seria imperdoável e desperdício de oportunidades. E desde os doces algarvios, aos vinhos, azeites, compotas, frutas, frutos secos e até artesanato de tudo se pode encontrar em Querença.
Vá e aproveite já que só pró ano se repete, esta tradicional Festa que por ser em honra de S. Luis conta com a missa na Igreja de Nossa Senhora da Assunção, seguida da procissão solene com o imagem do santo padroeiro.
Dizer que esta tradicional “Festa das Chouriças” em louvor de S. Luís, Santo protetor dos animais, é uma das principais atrações turísticas do Concelho de Loulé, que alia a gastronomia a uma forte componente religiosa, em que as tradições do Algarve rural estão bem presentes. As suas origens remontam à época em que, no interior algarvio, as famílias tinham o hábito de criar o seu porco para sustento ao longo do ano. Era igualmente tradição pedir a São Luis, patrono dos animais, que conservasse em boas condições o porco, para garantir a alimentação do agregado familiar. E no inicio de um novo ano, como afinal acontece, em forma de gratidão as famílias ofereciam ao Santo protetor as melhores chouriças caseiras.
Festa das Chouriças
Querença dia 19 de janeiro


