Azeite novo é “rei” em Mirandela


13346

Mirandela
Mirandela

O Azeite novo transmontano é “rei” durante todo o mês de janeiro em Mirandela no âmbito do «Festival de Sabores do Azeite, sublinhe-se “Novo”.

A gastronomia, mas também as tradições como a apanha manual da azeitona, os processos tradicionais de fabrico do “ouro” transmontano e a comercialização deste produto de qualidade produzido no concelho de Mirandela e na região transmontana são os principais vectores desta iniciativa levada a cabo, todos os anos nesta altura, pela Câmara Municipal de Mirandela.

Promover e divulgar o património olivícola do concelho de Mirandela, bem como festejar a chegada do azeite novo são os objectvis deste certamne que vai já na sua nona edição, sempre com mais procura de um produto de extrema importância para a economia local e suas gentes.Cc-12/13

Ah e não se pense que a cultura do olival interessa apenas e só por causa da produção de Azeite. Não ! De modo algum esta é uma actividade do interesse apemas dos agricultores ou olivicultores. O Azeite “made in” Trás-os -Montes é um produto de excelência que importa produzir e escoar nos mercados nacionais e internacionais e por isso envolve o sector de comércio, de exportação, de marketing … nomeadamente. E se o “ouro” transmontano é valioso também o são ou começam a ser os produtos seus derivados como pro exemplo o “Sabão”…

Daí que a componente pedagógico-formativa e informativa tenham o seu peso, tempo e espaço próprios no âmbito deste evento dirigido às escolas, aos seus alunos mas também ao grande publico em geral.

É assim que desde a apanha da azeitona, às visitas aos lagares tradicionais, à prova de torradas com azeite, aos espectaculos de teatro, a que se juntam os workshops culinários onde quer o sabão quer o azeite são protagonistas, de tudo tem lugar neste «Festival de Sabores» aos quais se deveria e bem acrescentar igualmente os “Saberes”…passados de geração em geração até aos nossos dias.

A componente gastronómica do Festival essa compete e bem à restauração local que saberá e bem apresentar pratos tradicionais da região já de si de “comer e repetir” e pedir no final a receita mas onde o “Azeitinho Novo é imprescindivel.

Se é pessoa de ler e perante este “abrir de apetites” não foi impulsionado a agir por forma a na primeira oportunidade rumar a Mirandela então deixe-se ficar de pantufinhas calçadas… que o mais certo é o mundo parar consigo um dia desses sem ter desfrutado das melhores coisas da vida …

Se mexemos consigo, meta pés a caminho da “princesa do tua” e da região transmontana …que a vida são dois dias e Festival de Sabores do Azeite é um mês …

mirandela cm
Festival de Sabores do Azeite Novo
(workshops culinários, visitas e mostras de azeite, Gastronomia)
Mirandela durante todo o mês de janeiro

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.