Se há iguaria que tem a sua época para ser apanhada e por consequência ser cozinhada e levada à mesa é a Lampreia. E como diz o ditado popular “cada terra com seu uso …” a que bem se poderia acrescentar “sua característica própria” no que à confecção da dita Lampreia diz respeito…e Tomar não foge à regra.Cc02/14
Ah será bom acrescentar que nem só como conduto ou segundo prato (se considerarmos a sopa primeiro) se come a Lampreia em Tomar. Diga-se então em abono da verdade que muitas são as formas de cozinhar e levar à mesa a Lampreia, nos restaurantes nabantinos aderentes. E como afamada terra de doçaria, nas margens do Nabão, a Lampreia também pode ser comida como doce … até ao lamber dos dedos, o que não deixa de ser uma especificidade (entre outras) desta “Mostra da Lampreia”.
O evento já na sua XV edição decorre entre 22 de fevereiro e 9 de março, nos diversos restaurantes e pastelarias da cidade de Tomar.
Contribuir para a divulgação do património gastronómico de Tomar e dinamizar a economia local, a restauração nesta época em que a Lampreia é “rainha” à mesa, o objectivo desta acção do Municipio de Tomar em estreita ligação com a restauração local e pastelarias da cidade.

XV Mostra da Lampreia
(aos fins de semana) de 22 de fev a 9 de março


