

Quando se fala em “rei” …não em determinado momentos da nossa história mas sim à mesa, é claro, que se trata de “Bacalhau”. E para todos os gostos e com os mais diversos saberes e paladares, melhor não poderia haver que “Vila de Rei” para em alturas da Quaresma/Páscoa degustar um conjunto de pratos confeccionados com o saboroso e bem temperado “Bacalhau” regado com Azeite (do bom, de qualidade)que se faz notado não apenas nos temperos, mas igualmente em entradas especiais e sobremesas de fazer crescer água na boca…
É à 7ª edição do “Festival do Bacalhau e do Azeite” que tem lugar de 5 a 13 de abril, num conjunto de restaurantes aderentes, em Vila de Rei, que nos referirmos. Tanto mais que na ementa gastronómica deste certame, já com tradição e um fiel público apreciador, estão o “Bacalhau com Natas”, o “Bacalhau com Broa”, Bacalhau com Molho Escuro ou a Tiborna. Ah imperdoável seria não salientar o “Bacalhau à Vila de Rei”, que é uma receita do Chef Silva, concebida no âmbito da sua colaboração/apreciação à gastronomia regional, de “Vila de Rei” muito em particular, que vem já desde princípios do século XXI e da altura em que o munícipio, decidiu apostar forte na valorização, promoção e divulgação da boa cozinha tradicional deste concelho e região, com o Tejo por pano de fundo.
Exaltar as qualidades gastronómicas de “Vila de Rei” mas igualmente promover os saberes que foram passando de geração em geração e, agora contam com preciosos contributos de chefs de cozinha, no apurar de sabores, na criatividade e inovação em termos de apresentação da cozinha regional, bem como dinamizar a economia local são objectivos deste evento. E mais uma vez o tríplice protagonista -“El Rei” dom Bacalhau que joga em várias frentes, “na ementa” em perfeita harmonia com o Azeite, na Vila de sabores, paisagens e gentes, que nos fazem meter pés a caminho até terras deste interior de portugal em busca de um tempo e refeição saboreados de modo lento e tranquila.

Festival do Bacalhau e do Azeite (7ª edição)
Vila de Rei (restauração local) de 5 a 13 de abril
