Amassar o pão que alguém ha-de comer… Assim foi na primeira edição e assim será entre 5 e 7 de junho no âmbito do «II Festival do PÃO» de Portugal, que Albergaria-A-Velha organiza e promove ou não fosse o Pão um dos elementos mais presentes à mesa dos portugueses (quando é possível !!!).
Na verdade, mostrar a tradição do pão que desde sempre se fez um pouco por todo o luso território, regra geral com os mesmos ingredientes base – a farinha, a água, o fermento, o sal a que se junta alguma criatividade, o gosto, a arte e algum marketing à mistura … A ida ao forno varia consoante as regiões mas na prática o pão, todo ele é de Portugal como Albergaria se afirma “Capital do Pão, de Portugal” durante os três dias do evento, diferente e diverso tal a aposta do município e os elementos que nele se enquadram. E do Minho ao Algarve, do interior ao litoral dezenas de produtores mostram-nos o “pão que o diabo amassou” mas também a enorme alegria que é levar o pão à mesa, quando a mesada é curta qual dicotomia entre quem faz, distribui e oferece um dos alimentos mais consumidos no dia a dia das nossas gentes.
Uma verdadeira homenagem ao Pão, a quem o faz, desde as antigas formas de o produzir, desde a massa ao ponto de venda, de ontem e de hoje, feitas as adaptações devidas e tidas em conta as circunstâncias e realidades … qual ciclo do Pão ! Ah e quando ao Pão se lhe junta toda uma panóplia de produtos, caseiros ou tradicionais como as compotas, os queijos, os enchidos, aduzindo -lhe sabores diversos, então ainda maior se torna esta “Festa do Pão” em Albergaria-a- Velha.
E não será obra do acaso este “Festival do Pão”, numa terra toda ela “salpicada” de Moinhos e onde as tradições do fabrico deste alimento se arreigaram e se foram mantendo e transmitindo de geração a geração, constituindo ainda hoje , o sector da panificação, elemento importante na economia local. E dessa aposta na tradição por um lado, na diferenciação por outro surge o evento com mostras, provas, showcookings, atelier de fabrico de pão e as Conversas com o Pão à mesa… em Albergaria-a- Velha. município local e demais parceiros vão afirmando Albergaria como “Capital nacional do Pão”, pelo menos por três animados e concorridos dias de Festival.
II Festival do Pão, de Portugal
Albergaria-a-Velha ente 5 e 7 de junho 2015