Um deslumbre para os sentidos, tanto pela paisagem como pela boa cozinha regional que aqui é servida. Isto a propósito de Pomarão, uma antiga terra de pescadores do concelho de Mértola e que é cenário da realização do Festival do Peixe do Rio, que tem lugar dias 2 e 3 de abril.
Promover as potencialidades do rio Guadiana bem como a boa gastronomia regional, a que se juntam, num local de deslumbre paisagístico e cultural, as histórias e vivências das gentes que, outrora tinham na pesca ou no transporte do minério, extraído nas profundezas de S. Domingos, o seu ganha pão constituem a razão desta iniciativa que tem igualmente no convívio à volta da mesa, ou nas margens do leito do Guadiana, os seus pontos altos.
As tasquinhas onde os cheiros e sabores do muge frito, da lampreia ou do ensopado de enguias, entre muitas outras iguarias são o centro das atenções. Mas logo ali ao lado, qual montra do que sabem e podem fazer os mertolenses mostra-se o artesanato, os produtos da terra, a doçaria, os licores bem como os apetrechos da pesca, uma das actividades que granjeiam a preferência de muitos . Uma iniciativa em que o rio, atravessa todos os tempos, nas histórias, nas actividades e nas potencialidades deste braço de água que corre em direcção ao futuro…
Valorizar os recursos ribeirinhos, as profissões a eles associadas mas sobretudo as gentes que aí vivem são razões de sobra para embarcar no “Festival do Peixe do Rio”.Obrigatório é mesmo saborear o peixe do rio, degustar outros produtos tradicionais, (con)viver na prática, num “mar” de opções, tal é a proposta para esse fim de semana de abril, no Pomarão, concelho de Mértola.
Festival do Peixe do Rio
Pomarão, Mértola dias 2 e 3 de abril 2016