Manhouce dos saberes e sabores da “Vitela de Lafões”


O “Sonho comanda a vida” e o deslumbrar-se é, diga-se não só possível, como desejável, podendo surgir quer perante um cenário que se nos depara…quer também, pelo paladares do que nos chega à mesa! Ora nem a propósito sugerimos uma gostosura de fim de semana, baseado nesta “trilogia” das tradições, dos saberes e da musicalidade que por aqui se respira. Calma amigos que saber tudo num repente pode causar ansiedades… Prepare-se e venha daí até Manhouce, tipica e bela aldeia do concelho de S. Pedro do Sul, onde a 14 e 15 de maio decorre a “3ª Festa da Vitela de Lafões” (ou à moda de Lafões) se preferirem.

Na verdade, a Vitela (bem) assada no forno, ao qual vai em alguidares de barro vidrado, conforme diz a tradição, é uma das maiores referências gastronómicas do Vale do Vouga, que o mesmo é dizer destas terras do concelho de S. Pedro do Sul, a merecer a sua apreciação. É, poderia dizer-se uma “obrigação” sua/nossa, qual homenagem à dedicação e trabalho das gentes locais, não apenas na criação desta espécie animal, como a ancestrais saberes e aos sabores decorrentes, primeiro do vinho branco, como é evidente de Lafões bem como ao louro. Ao apurar durante um dia neste molho, bem assim à assadura durante duas horas a que se juntam ainda o azeite, a banha, o colorau, o piripiri e mais louro, em forma de novo molho se deve este manjar dos deuses que por aqui se prova ou aprova num certame conquistador de estômagos e respectivos comensais, vindos propositadamente dos mais variados pontos do luso território.
Ah (En)Cantares(-te) com a paisagem, a receptividade das gentes locais, a musicalidade ímpar deste pedaço belo de território é tarefa fácil e sobretudo atitude reconfortante para os tempos que se seguem e daí o convite agora endereçado.
Venham, que a vida são dois dias…e se passados a degustar à moda de Lafões a Vitela Assada outras memórias vão perdurar…!

De referir, para além da gastronomia e dos vinhos de Lafões, nos restaurantes aderentes a esta iniciativa, sublinhe-se multifacetada, a “Feira da Vitela Assada” em Manhouce e pelo 3ºan, visa promover um dos pratos mais apreciados da cozinha regional portuguesa, quer pela qualidade da carne e a mestria dos temperos, mas igualmente as realidades turistico-económicas destes recantos que têm o Vouga como pano de fundo.

3ª Festa da Vitela de Lafões
Manhouce dias 14 e 15 de maio 2016

3festavitelalafoes

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s