Já se fazem preparativos para o 11º Festival Gastronómico da Lampreia que deverá ter lugar na segunda quinzena de março, próximo em Valença do Minho, mais precisamente em S.Pedro da Torre.
A expectativa é enorme quanto à quantidade que da qualidade do ciclóstomo que vai chegar à mesa dos apreciadores desta iguaria ninguém dúvida.
Poderia dizer-se que uma verdadeira “romaria” a Valença e ao ‘Arroz de Lampreia’ ou à ‘Lampreia à bordaleza’ – dois dos pratos mais pedidos no âmbito do Festival, será um facto certamente, a exemplo aliás de edições anteriores !
O êxito do certame fica a dever-se em primeiro lugar aos organizadores – o Município de Valença, a Junta de Freguesia de São Pedro da Torre, a Carochos – Associação dos Sabores do Rio Minho e à Comissão de Festas de São Pedro da Torre. Mas igualmente importantes são os Chefs e Cozinheiras dos restaurantes da freguesia e concelho de Valença que fazem do evento uma mais valia económica para este território bem como do ponto de vista da divulgação de um dos pratos mais apreciados em Valença e na região minhota, na chamada época baixa do turismo.
Depois e não descartável de modo algum, a própria Lampreia e, todos quantos se envolvem na sua preservação, no rio Minho, na sua apanha ou na confecção e apresentação à mesa dos restaurantes aderentes ao Festival da Lampreia, em Sáo Pedro da Torre, concelho de Valença.
Esteja atento então ao que iremos trazer aqui a propósito da 11ª edição do Festival Gastronómico Sabores da Lampreia.
Adianta-se desde já a efectiva concretização no quadro do evento da “Mostra Profissional”, dedicada à preparação, transformação e técnicas da confeção da Lampreia bem como o «Concurso Culinário – Novos Sabores da Lampreia» destinado à elaboração e confeção de propostas culinárias singulares deste ciclóstomo.
Festival Gastronómico Sabores da Lampreia na sua 11ª edição
Sáo Pedro da Torre, Valença, março 2023
