Comidas d’ Azeite… de Marvão


O ‘Azeite é ouro’, dizem os antigos. E na verdade assim se pode considerar, pelo bem que faz na comida ou no cozinhar de alimentos mas também pelo facto de Portugal, em várias regiões ter Azeite de muito boa qualidade. Além disso ou por esse facto +e uma mais valia para quem o produz e também para quem vive desta fileira na nossa economia. Chegar às prateleiras e connstatar o preço do Azeite é tal qual o ouro !

Bom, deixemos a conversa para dar conta das «Comidas d’Azeite» que estão de regresso ao menus dos restaurantes de Marvão. A boa cozinha alentejana, confecionada e regada com Azeite é o ponto de partida para a «Quinzena Gastronómica», em Marvão a ter lugar entre 11 e 26 de fevereiro.

A «Quinzena Gastronómica das Comidas d’ Azeite » já na sua 18ª edição numa inicitiva do Município de Marvão, visa em primeiro plano, homenagear os produtores do “ouro” alentejano. Depois e não menos importante, celebrar a gastronomia típica do Alentejo onde se utiliza muito o azeite. E por fim esta iniciativa procura contribuir para a dinamização da ecomnomia local e regional, já que por esta altura existiria uma quebra no número de visitantes a este imenso e belo território. Promover os produtos endógenos, num espaço a isso dedicado, a par com as demais inicitaivas no âmbito das «Comidas de Azeite- Quinzena gastronómica» é outro dos focos.

Este é o tempo de saborear a tradicional comida de Marvão no quadro da gastronomia alentejana, elaborada sublinhe-se com base na gordura de eleição da dieta mediterrânica, por isso mesmo mais saudável e gostosa. E há tantas receitas passíveis de confeccionar nesta altura do ano, com tempo frio e seco, algumas das quais marcam presença nos menus da restauração marvanense.

Menus da Quinzena gastronómica

Neste abrir de apetites, pratos como a bela da “Açorda à Alentejana” , uma “Alhada de Cação”, os “Boletos salteados em azeite”, ou o “Choquinhos à Lagareiro”, o sempre apetível “Bacalhau com todos” ou ainda o “Polvo à Lagareiro” não poderiam de todo, faltar. De acrescentar que a “Tiborna de azeite e alho, com presunto ibérico” é um bom começo de refeição. Tudo sempre com o azeite por elemento comum. É de comer até ao limpar do prato com pão alentejano, claro ! embuido no azeite.

Almoço Convívio

Qual complemento da Quinzena Gastronómica, nos restaurantes de Marvão, ainda se realiza um “Almoço/Convívio das Comidas d’Azeite” a ter lugar dia 12 de fevereiro, nas instalações da Casa do Povo de Porto da Espada, onde decorrerm as «Conversas d’Azeite» também uma Prova de Azeites e mesmo um ‘Mercadinho de Produtos Locais’. Servido pela Associação Cultural, Desportiva e Recreativa “Portus Gladii”, este repasto que começa a fazer-nos crescer água na boca, quando em presença temos azeitonas com com azeite, queijo fresco com azeite e orégãos, as couves com bacalhau do Lagar, as migas de pão com carne de porco frita em azeite, a laranja com mel, azeite e canela, enfim tiborna e o café do “pucheiro”.

Conversas d’Azeite

Tudo começou durante a pandemia e a obrigatoriedadde de confinamento, mas agora é ao vivo a debater o “Olivoturismo”. Este fórum de partilha e debate, antecede o almoço convívio, e junta especialistas do setor, para discutir o potencial do Olivoturismo no desenvolvimento local, em territórios de baixa densidade demográfica. A iniciativa é complementada com uma Prova de Azeites, bem a propósito da importância do olival, da azeitona e da produção do precioso “ouro” para a economia local que é o Azeite.

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s