Entre 1 e 10 de março, todos os caminhos vão levar, os amantes da enigmática lampreia e do versátil arroz carolino a Montemor-o-Velho.
Esta pitoresca vila do Baixo Mondego acolhe a 11ª edição do Festival do Arroz e da Lampreia, um certame que divulga e promove dois dos produtos mais singulares da região: a orizicultura e a pesca da lampreia. E pelo terceiro ano consecutivo, o certame encontra no Centro de Alto Rendimento de Montemor-o-Velho um parceiro de excelência para promover a Marca Montemor-o-Velho, ofertando um verdadeiro festival para os sentidos.
Cheios de vida e de pormenores que convidam a uma visita, os extensos campos agrícolas que circundam uma das mais belas pistas da Europa dão as boas vindas ao 11º FAL e guiam os visitantes por uma experiência gastronómica ímpar.
O arroz de lampreia, de cabidela, de pato ou de açafrão com miúdos de pato são algumas das muitas e maravilhosas iguarias que têm lugar à mesa do festival. Mas, tal como a natureza e a paisagem se renovam a cada ano que passa, a criatividade e a inovação sucedem-se a cada edição que passa, encontrando, igualmente, nas sessões de gastronomia criativa um território de experimentação e de surpresa inesquecíveis.
Para completar, a viagem a Montemor-o-Velho só fica selada com a vasta paleta de sabores que a doçaria do concelho tem para oferecer. Desde o sempre delicioso arroz doce até o delicado pastel de Tentúgal, à singular queijada de Pereira, às indeléveis espigas doces ou às saborosas pinhas doces de Montemor.
Ao longo de dez dias, Montemor-o-Velho vai divulgar o arroz e a lampreia com a mostra gastronómica nos restaurantes, as tasquinhas e petisqueiras presentes no festival, a venda do arroz carolino do Baixo Mondego, as sessões de gastronomia criativa (show cooking) com chefs de renome internacional, a mostra de artesanato, a animação cultural e as visitas pela rota do arroz. CMMV-02/13
Festival do Arroz e da Lampreia
Montemor-o-Velho:1 a 10 de março
