Serra de Monchique é essa referência paisagística do Algarve mas, pode tão bem ser prenúncio de iguarias gastronómicas. E bem vistas as coisas, assim é disso poderemos dar conta no âmbito da Feira do Presunto e do Festival do Medronho cuja edição de 2013 se realiza entre 19 e 21 de julho.
Um genuíno e saboroso presunto tradicional da Serra de Monchique, derivado da carne de porco preto e curado seguindo os velhinhos métodos tradicionais vai estar à prova no certame que tem por cenário o Parque de 5. Sebastião, na Vila de Monchique. Mas como nem só de presunto vive o homem, todos os que quiserem ter o privilégio da degustação de produtos “made in” Monchique como são os casos do pão da terra, a doçaria local em que o bolo do tacho e o pudim de mel …são de comer e repetir a dose! ah pois e o mel multi-floral da Serra já conhece? Depois de uma refeição bom, bom será uma tradicional Aguardente de Medronho, qual ajuda à digestão. Mas há mais bebidas produzidas com medronho e daí a existência dessa montra do que se pode fazer com medronho e tornar bebível ou comestível o resultado.
Montras, feiras e resultados é coisa para depois que importante é ir, degustar, participar neste “animado e saboroso” evento da responsabilidade da Cãmara Municipal de Monchique, que tem como objectivo proporcionar a divulgação e comercialização de produtos produzidos tradicionalmente no concelho e região, contribuindo para a dinamização da economia local e dar a conhecer as potencialidades deste recanto algarvio e da altaneira Serra de Monchique. Cc-06/13

Feira do Presunto da Serra de Monchique
Festival do Medronho
Monchique de 19 a 21 de julho
