“Passas” p’la gastronomia … na cidade do Nabão


SantaIria_1
Passas ou não Passas…p’la Praça da República, em Tomar ? É aí que decoore a «Feira das Passas» evento integrado na Feira de Santa Iria que mais uma vez conta com um sem número de inicitivas a ver, usufruir, viver, de 18 a 27 de outubro. Interessante é recordar os velhos tempos das tendeiras, sirgueiros, sombreireiros, canastreiros, merceeiros, cordoeiros, ourives, sapateiros curtidores, oleiros, taberneiros, peixeiros, vendedores de legumes, de pão, de alhos, cebolas e esteiras de castanhas, de ferramentas e alfaias, dos cestos, peneiras e varas, de caixotaria, de cobertores, de panos e tantas outras coisas de uso doméstico e agrícola, fazendo contrapono com a realidade dos nossos dias…

E das ruas para o “Mercado Municipal” vai um passo feito de outras necessidades, produtos e formas de comercializar… Ah este é o espaço agora reservado às tradicionais, coloridas e cheirosas “Tasquinhas” onde a apresentação e degustação dos sabores regionais, constitui o maior dos atractivos à cidade do Nabão, nesta altura do ano. E muito se pode provar por aqui…desde os queijos, aos doces, até aos vinhos e muitas outras iguarias que vão deixar marca no palato e na memória, de cada um dos visitantes deste certame gastronómico.Cc10/13

Diga-se a propósito que “Feira de Santa Iria” ou “Feira das Passas” assim sendo denominada no quadro da sua criação no já mui distante 3 de outubro de 1626, por Carta Real assinada por D. Filipe III. E outubro é mesmo a época mais favorável às “passas”, produto em que esta região sempre se produziu de forma abundante e daí funcionar como mercado regulador do próprio preço…

tomar_logo
Feira de Santa Iria ou das Passas (Praça da República)
Tasquinhas (ed. do Mercado Municipal)
Tomar de 19 a 27 de outubro

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.