
Arouca é conhecida como a terra da castanha, uma realidade histórica e económica que importa realçar. Celebrar a existência de uma espécie emdémica deste concelho e região – o castanheiro, cujo fruto – a castanha, é usado quer na gastronomnia, quer na doçaria conventual, são assim objectivos do “Festival da Castanha” que tem lugar de 25 a 27 de outubro.
Trazer à rua e à mesa, este conhecido fruto, assume a forma de verdadeira festa que integra mostras gastronómicas, venda de produtos locais e regionais, teatro, oficinas de dança tradicional, música, palestras, magustos e bailes populares realizados no Patio Interior do Mosteio de Arouca.
Este é o tempo e oportunidade de “conhecer e saborear” Arouca… Assim mesmo, ou não fosse este um velho território propício, quer ao desenvolvimento de frondosos castanheiros, quer também à criação e desenvolvimento de uma raça de gado, protegida e afamada, po estar aliás, na origem de saborosos pratos de carne – a raça Arouquesa.Cc10/13
“Festival da Castanha”, um evento cultural-gastronómico da responsabilidade da Casa do Povo de Arouca em estreita ligação com a Câmara Municipal e AGA – Associação Geoparque Arouca.

Festival da Castanha em 3ª edição
Arouca – dias 25, 26 e 27 de outubro
