“Negalhos” à moda da bairrada


Negalho13
Nos dias mais próximos é, expressamemte “proibido” partir o “tacho” e nem a brincar se pode praticar este popular passatempo… É que vem aí mais uma edição do “Festival do Negalho” que Enxofães vive e partilha nos dias 25 e 26 de outubro.

É que na verdade, fazem falta inúmeros tachos de barro, para confecionar esta iguaria da cozinha tradicional da Bairrada, onde Enxofães aliás, se insere. Preparado a várias mãos e com antecdência o “Negalho” – este seu fetival é, sem margem para dúvidas, gerador não só de enorme expectativa mas também de (re)aproximação e convivio entre todos, nomeadamente os filhos desta freguesia de Murtede.

Apenas e só para abrir apetites à salsa, juntemos a cebola, a hortelã, um fiozinho de azeite e ainda pimentão doce e deixemos a quem sabe, a preparação do recheio dos Negalhos. Num outro tacho (estão a ver porque não se podem partir !!!) haverá que colocar as carnes de porco, cabra e chouriço devidamente temperadas e juntemos-lhe arroz. Aos buchos, cortados em pedaços e ainda as fatias de tripas, adicione-se o recheio levando tudo ao forno, de lenha. Espere-se por um lugar à mesa …no quadro deste Festival e sirva-se o “negalho” com batatas e grelos, entretanto cozidos á parte.Cc10/13

Quem come, dizem os entendidos, pede sempre reforço da dose … E a culpa é da “Associação Cultural e Recreativa de Enxofães” (ACRE), que há vários anos ergueu e popularizou este certame, deixando Enxofães de ser um mero ponto no ramal ferroviário para passar a ser uma grande e obrigatória referência gastronómica da região da Bairrada.

Festival do Negalho
Enxofães/Murtede (Bairrada) dias 25 e 26 de outubro

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.