
A Castanha, a Caça e a Pesca, três das vertentes económicas da região transmontana estão em grande destaque por estes dias, em Bragança no âmbito da «Norcaça, Norpesca e Norcastanha».
A 12ª edição da Feira Internacional do Norte que tem lugar nos dias 31 de outubro a 3 de novembro tem por objectivo promover e valorizar os produtos e recursos desta vasta região, que vão desde a agricultura, à gastronomia, aos recursos naturais, fazendo deste um território de elevado pootencial turístico-económico.
É no Pavilhão de Exposições da Associação Empresarial da Região de Bragança -NERBA, que se centram as atenções, já que por lá se realizam mostras de produtos desde as castanhas, ao mel, passando pelos Vinhos, enchidos, azeites, licores, a doçaria regional e muitas outras iguarias gastronómicas que se podem provar, comprar e trazer para casa. Cc10/13
Em plena época da “Castanha” e a anteceder o tradicional São Martinho não poderiam faltar os “Concursos da Castanha da Terra Fria” e dos tão apreciados “Doces de Castanha” a que se veio juntar um interessante “Concurso de Quadras de S. Martinho, envolvendo os alunos das escolas do concelho de Bragança.
Este certame organizado pela Câmara Municipal de Bragança, em esteita ligação com a Associação Empresarial da Região de Bragança e o apoio do Instituto Politécnico de Bragança e do Turismo do Porto e Norte de Portugal, tem a particularidade de integrar vertentes de informação e sensibilização para a preservação de especies tanto a nível da caça como piscícolas e seus “habitats” naturais como reservas e albufeiras, duas das marcas identitárias aliás da região transmontana.
Toda uma panóplia de equipamentos destinados à prática da Caça e da Pesca, estão obviamente patentes e que melhor local poderia haver para a realização desta Feira, que o coração de uma região com todas as condições para a prática destas duas modalidades tão apreciadas por milhares de pessoas em todo o país e no mundo. Daí a importância do certame e da mostra de serviços e equipamentos turisticos e outros, vocacionados para acolher e servir todos quantos vêm a Tras-os-Montes, em busca deste tipo de actividades desportivas e de lazer, onde o contacto com a natureza acaba por ser nota dominante.
Em paralelo com esta Feira onde os sectores da caça, da pesca e da castanha têm particular destaque decorre a «Semana Gastronómica» envolvendo um conjunto de restaurantes da cidade de Bragança, aderentes à inicitiva. E é por aqui que se prova o saber acolher das gentes locais mas sobretudo, a qualidade e riqueza da gastronomia desta vasta e bela região do luso território. As ementas são assim baseadas na carne de caça e no peixe dos rios e albufeiras, ingredientes aos quais se lhe acrescenta o gosto e valor nutritivo da castanha…


Norcaça, Norpesca e Norcastanha – 12.ª Feira Internacional do Norte
Pavilhão do NERBA -Bragança entre 31 de outubro e 3 de novembro
